Técnica possibilita analisar sentimentos no Instagram
Estudante desenvolve técnica que classifica sentimentos de usuários no Instagram

Técnica possibilita analisar sentimentos no Instagram

Por meio de textos e imagens postadas no aplicativo é possível determinar se conteúdo é positivo ou negativo

Descobrir se as pessoas estão satisfeitas com a marca e seus serviços oferecidos é cada vez mais necessário com o surgimento das redes sociais. Com esse objetivo, o aluno Gabriel Giancristoforo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP- São Carlos desenvolveu uma técnica para que, por meio da análise de postagens ou comentários, as empresas vejam se o conteúdo do post dos usuários é positivo ou negativo.

O modelo funciona por meio de um algoritmo, sequência de comandos que é passada para um computador para definir uma tarefa, que possibilita analisar as imagens e textos (legendas e comentários) que são postados na rede social, os classificando como positivos ou negativos.

Para isso, a empresa deve apenas criar uma hashtag que remeta à loja ou produto vendido e, toda vez que forem mencionados, automaticamente o que foi publicado será coletado e classificado. “O computador conta quantas palavras tem cada frase e identifica, por exemplo, se o usuário escreveu termos ofensivos, elogios, algo em maiúsculo, ou então se repetiu alguma letra para dar ênfase a um argumento”, explica o estudante de Ciências de Computação.

O jovem explica que há muitas ferramentas que analisam os textos, porém não incluem as imagens, e isso acaba prejudicando a análise.  “Nós fazemos a junção de texto e imagem para que o resultado seja mais próximo da verdade, tendo em vista que, às vezes, a pessoa está sendo irônica no texto”.

A pesquisa aponta que analisar a imagem e os textos juntos melhora a classificação das postagens. “Esse estudo conseguiu concluir que a análise dos dois juntos melhora a classificação dos sentimentos dos usuários”, explica.  

O projeto foi desenvolvido na Universidade do Estado da Califórnia, campus Fullerton, onde Gabriel realizou um intercâmbio que foi financiado por uma bolsa do Banco Santander.  

A pesquisa foi aplicada especificamente ao Departamento de Trânsito da Califórnia, que fazia o uso da #Caltrans. “Uma professora e uma aluna da área de comunicação da Universidade Politécnica do Estado da Califórnia, campus de Pomona, estavam conduzindo um estudo para descobrir como as pessoas enxergavam essa instituição de trânsito. O problema é que elas faziam a classificação dos comentários manualmente e em pequenas quantidades. Então, a gente se ajudou: eu ofereci o método para elas e, em troca, elas me passavam os dados”, conta o aluno que se forma no final deste ano.

Além disso, o projeto que leva o nome de “Predizendo sentimentos em postagens de redes sociais com base em características visuais e textuais”, ganhou o prêmio Best in College da Universidade do Estado da Califórnia.


Foto: Divulgação

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