Ribeirão Preto ganha 30 novos motoristas por dia
Cidade já tem 390 mil condutores habilitados

Ribeirão Preto ganha 30 novos motoristas por dia

Mesmo assim, em 2015, a quantidade de novas habilitações emitidas no município foi a menor desde 2010

Ribeirão Preto ganhou 30 novos motoristas por dia no ano de 2015, de acordo com levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). Com isso, o município alcançou 390 mil motoristas habilitados, equivalente a 58,5% da população.

Um desses novos motoristas é o estudante Matheus Lima, que optou por começar a dirigir para ser mais independente e não precisar de outras pessoas para se deslocar entre trabalho, faculdade e casa, e também para parar de sofrer com o transporte público.

“Não via a hora de ter minha carta para ser independente. Como sou de Dumont, e desde os meus 16 anos trabalho em Ribeirão Preto, entendi que tirando a carta eu teria mais facilidade para me locomover para o serviço e a faculdade, e também evitar pegar ônibus, que sempre está lotado ou atrasado”, explica Matheus.

Mesmo assim, a quantidade de primeiras habilitações emitidas em Ribeirão Preto é a menor nos últimos seis anos. No ano passado foram 10,8 mil novas CNH’s, ante 13,5 mil em 2014, 11,6 mil em 2013, 13,9 mil em 2012, 12,7 mil em 2011 e 12,1 mil novos motoristas em 2010.

Leia mais:
Emissões de CNH caem pela metade e bicicleta é opção

Essa diminuição na vontade dos jovens de tirar a habilitação pode estar no custo e na falta de confiança com os outros motoristas, como destaca o também estudante Antonio Eduardo, que só agora, aos 21 anos, resolveu tirar a carta para dirigir, depois de adiar o processo desde os 18 anos.

“O preço está altíssimo com a obrigatoriedade do simulador, que pra mim, não ajuda a ter noção nenhuma de trânsito, além de ter de pagar caro por 2h30 de aula”, ele também cita a falta de educação dos outros motoristas, que o deixa irritado. “Acho que o trânsito só será seguro se todos os motoristas forem prudentes”, completa.

Para Eduardo, essa irritação é a principal causa de acidentes, que afetam principalmente os jovens, como ele. Segundo levantamento do Movimento Maio Amarelo, que nesta semana realiza uma série de eventos para promover a segurança nas ruas, em 2015 morreram 83 pessoas em decorrência de acidentes no trânsito. Desses, 20 eram jovens com idades entre 18 e 29 anos.

O especialista em segurança no trânsito Luís Gustavo Correa acredita que os mais jovens são os protagonistas desta estatística por se arriscarem mais ao volante. Além disso, ele aponta que 31% das mortes envolvem motos e Correa relaciona essas fatalidades aos jovens, já que ele acredita que é um veículo que atrai mais esses motoristas.

“O jovem se arrisca, e não tem a experiência dos mais velhos. Soma-se isso ao consumo de bebidas alcoolicas, criando uma relação entre: idade x veículo x bebida, o que dá para ele uma sensação de liberdade, que é falsa”, observa o especialista.

Para ele, para esse problema ser corrigido é necessário aumento na eficiência da fiscalização, intensificação do uso de bafômetros, e a educação. Correia afirma que se investe muito na conscientização das crianças e acabam esquecendo das pessoas que estão diretamente envolvidas, que são os jovens.

“Quem morre são os jovens de 18 anos. Por isso, o Movimento Maio Amarelo realiza a conscientização com estudantes universitários, porque além de futuramente atenderem as vítimas, eles são o público alvo da campanha”, completa.
 


Foto: Detran

Compartilhar: