Transporte: Biometria facial só funciona parcialmente

Transporte: Biometria facial só funciona parcialmente

Transerp explica que sistema registra rosto do usuário somente no momento em que passageiro utiliza a integração

Implantado em setembro do ano passado, o sistema de biometria facial do transporte público coletivo de Ribeirão Preto só funciona parcialmente. 

Ao notar que diversos usuários do transporte coletivo, que porventura estavam sem o cartão, embarcaram no ônibus utilizando o passe de terceiros, a reportagem do Portal Revide entrou em contato com a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto, Transerp.

Segundo José Mauro de Araújo, diretor de Transporte da autarquia, o ato de emprestar ou tomar emprestado o cartão de terceiros não é indicado pela empresa, contudo, caso ocorra, não haverá penalidade aos usuários. “A biometria só é ativada quando o usuário utiliza a integração”, explica Araújo.

O diretor conta que alguns usuários já foram notificados pelo uso indevido do cartão de terceiros e que, após orientação, não foi registrado casos reincidentes.

No lançamento da implantação do sistema de biometria, a empresa anunciou que o cartão não deveria ser usado por terceiros e, caso essa norma não fosse cumprida, o dono do cartão seria convocado para a renovação do cadastro facial no prazo de sete dias, a contar da veiculação da mensagem nos sistemas da Transerp. 

Araújo destaca ainda que o objetivo da implantação da biometria foi alcançado, uma vez que conseguiu eliminar o prejuízo da empresa com a venda de passes pelos famosos “janelinhas”, os vendedores clandestinos. “Eles lucravam com a venda da integração e isso não ocorre mais. Mesmo que um usuário utilize o cartão de outro usuário a empresa não deixou de receber a tarifa cheia. Agora se este usuário usar da integração para um terceiro ele será penalizado”, completa.

Por se tratar de um investimento recente, e da baixa demanda do transporte por conta do início do ano, o diretor da autarquia afirma que ainda não possui dados concretos a serem divulgados, mas, que em breve os números referentes à economia gerada com o novo sistema poderão ser informados.

Foto: Acervo Revide

Compartilhar: