“Tudo de Cor” vai revitalizar os Caminhos de Portinari, em Brodowski
A ação revitalizará o prédio da antiga Estação Ferroviária, o Coreto da Praça e o Bebedouro Público de Animais

“Tudo de Cor” vai revitalizar os Caminhos de Portinari, em Brodowski

Com lançamento marcado para esta terça-feira, 22, no 104º aniversário da cidade, movimento pretende revigorar três pontos históricos que compõem a trajetória do artista

Uma parceria com o movimento “Tudo de Cor”, iniciativa da Coral, e o Museu Casa de Portinari possibilitará a revitalização de três pontos históricos que compõem os Caminhos de Portinari, que fazem parte do projeto do Museu. O lançamento será nesta terça-feira, 22, às 10h. Na data é comemorado o aniversário de Brodowski, no último dia da 42ª Semana de Portinari, que tem a Prefeitura como correalizadora.  

A ação revitalizará o prédio da antiga Estação Ferroviária, o Coreto da Praça e o Bebedouro Público de Animais, além das pegadas, pintadas no asfalto, que sinalizam os Caminhos de Portinari ao visitante. “A proposta do Museu Casa de Portinari é a de valorizar os laços do artista com sua terra natal. Os pontos históricos que integram os Caminhos de Portinari são elementos da paisagem urbana de Brodowski muito presentes na obra de Portinari. Eles passam a ser entendidos como uma extensão do Museu pela cidade”, explica Angelica Fabbri, diretora executiva da ACAM Portinari, Organização Social de Cultura.

Para definir a paleta, foi realizada uma ampla pesquisa e prospecção nos pontos históricos, lideradas por Júlio Moraes, especialista em restauração e consultor do Museu Casa de Portinari. Há quatro anos, Moraes e equipe descobriram um afresco do pintor, até então desconhecido, sob 15 sucessivas camadas de tintas.

Além de fornecer as tintas necessárias para a intervenção, a Coral também doará o material e a mão de obra especializada, que executará o trabalho com base na paleta de tons próximos aos que foram encontrados.


Foto: Divulgação/ Juliana Dias

Compartilhar: