10 lugares para conhecer em Ribeirão Preto

10 lugares para conhecer em Ribeirão Preto

Conhecida pelo seu destino turístico, Ribeirão Preto tem bons endereços para beber cervejas artesanais, além de vasta gastronomia e diversidade em serviços

Você acabou de chegar a Ribeirão Preto e não sabe em que lugar ir, ou você mora há anos na cidade, mas não conhece os pontos principais do município?

Com a ajuda da turismóloga, Deborah Lucio o portal da Revide selecionou 10 lugares para conhecer em Ribeirão Preto.

Confira:

1. Choperia Pinguim
O Pinguim foi fundado em 1936, no então imponente Edifício Diederichsen,  é conhecido como o mais famoso cartão postal de Ribeirão Preto. Servindo chopp Antárctica (geladíssimo), sendo grande atração turística, é frequentado por turistas e artistas famosos.  O bar ostenta  até hoje a fama de servir o melhor chope do Brasil.


2. Theatro Pedro II
O edifício, tombado como patrimônio histórico, passou 16 anos fechado após um incêndio em 1980. Restaurado, ganhou características arquitetônicas originais e ampliaram suas funções, transformando-o no segundo maior teatro de ópera do país em capacidade de público. O Pedro II fica atrás apenas do Teatro Municipal de São Paulo. Além da belíssima cúpula, criada pela artista plástica Tomie Ohtake e adornada com um lustre de cristal em forma de gota d’água.

3. Museu do Café Francisco Schimdt
Instalado em um casarão da década de 50, o pequeno museu abriga um acervo representativo da história da expansão cafeeira no estado de São Paulo. Encontram-se no espaço esculturas, carros de bois, troles e fotos do período áureo do café em Ribeirão Preto.

4. Santuário Sete Capelas
Localizado no Morro de São Bento, o Santuário das Sete Capelas foi projetado pelos monges beneditinos para abrigar sete capelas, cada uma dedicada a um padroeiro. As capelas estão distribuídas em um semicírculo, todas voltadas para o centro, construídas em uma escavação de pedreira, e estando assim protegidas pelas rochas. Com diferentes estilos arquitetônicos, elas homenageiam alguns santos católicos.


5. Cenário Microcervejeiro
Ribeirão Preto abriga premiadas fábricas de cervejas artesanais, cada uma com seu bar oficial na cidade. É o caso da Colorado Cervejarium, que já conquistou o mundo gourmet com chope e cervejas especiais, premiadas por várias revistas especializadas e exibe uma carta com mais de 150 rótulos de cervejas artesanais brasileiras, incluindo as da casa.


6. Mercado Municipal e Novo Mercadão
O Mercado Municipal, mais conhecido como mercadão foi inaugurado em 1900, onde apresenta o estilo simples e tradicional de Ribeirão Preto oferecendo ao público 152 boxes de lojas para vestuário, alimentação e variedades. Em 2010 o município ganhou mais um mercadão. O Novo Mercadão da Cidade, oferece variedade em serviços, como lotérica, peixaria, cafeteria, quitanda, salão de beleza e lan house . Além de possuir bons restaurantes e lanchonetes, vinhos e especiarias finas, tabacaria, suplementos e artigos para decoração e presentes.

7. Mirante
Mirante, com cerca de 45 metros de altura e capacidade para 180 pessoas, fica atrás do Jardim Japonês  em área de 200 metros quadrados. Construído por funcionários do Bosque Municipal "Fábio Barreto", o Mirante foi denominado "Coronel Alfredo Condeixa Filho". A atração do local é visão central de Ribeirão Preto.

8. Sorveteria do Geraldo
Há quase cinco décadas na ativa, o simpático mestre-sorveteiro Geraldo Caramori, de 76 anos, é uma figura ilustre da cidade. São 40 opções de sabores para combater as altas temperaturas da cidade.

9. Museu da Imagem e do Som
Quem quiser explorar o mundo do som, Ribeirão Preto possui um museu fundado em 1978 com acervo de discos, aparelhos de rádio, fitas de rolo e cassete, máquinas de cinefotografia, fotos, gravadores, aparelhos de som e documentos da história dos veículos de comunicação. Está instalado na Casa da Cultura. O nome do Museu da Imagem e do Som (MIS), José da Silva Bueno, é uma homenagem ao pioneiro do rádio no interior do Brasil. Atualmente, as visitas estão sendo agendadas por conta do processo de catalogação de peças.

10. Jardim Japonês
O Jardim Japonês é um dos atrativos do Bosque Municipal Fábio Barreto. Ladeado por densa vegetação, possui requintes do paisagismo nipônico e oferece um cenário composto de lagos, flores, pontes, bancos, quiosques e plantas ornamentais de origem japonesa doada pela colônia radicada na cidade.  O jardim recebeu um bonsai de 25 anos doado pelo artista plástico Shozo Mishima. Além disso, foi feito o plantio de mudas importadas do Japão, como cerejeiras e pinheiro preto.

Revide Online
Laura Scarpelini
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: