Conheça 4 programas para atuar como voluntário no exterior
Conheça 4 programas para atuar como voluntário no exterior

Conheça 4 programas para atuar como voluntário no exterior

Agência oferece programas de trabalhos com animais e vida selvagem, crianças e adolescentes, comunidades carentes e meio ambiente

Pesquisa do Datafolha para a Fundação Itaú Social, feita com 2.014 brasileiros de 135 cidades em 2014, apontou que 16,4 milhões de cidadãos são voluntários ou já desenvolveram alguma atividade voluntária. Segundo o estudo, 11% da população brasileira dedicam-se ao voluntariado e 28% já realizaram alguma atividade formal não remunerada para ajudar o outro. Alguns pesquisadores apontam que a média mundial de voluntariado é de 37%, mas países como a China têm 55% de voluntários e no Canadá metade da população pratica esta atividade.

O programa de trabalho voluntário no exterior da operadora de turismo STB - Student Travel Bureau tem quatro opções:

1. Animais e vida selvagem: trabalho voluntário com pinguins, com equoterapia, com leões, na África do Sul, com elefantes, na Tailândia, com tartarugas marinhas, jaguares, na Costa Rica, e com recuperação de animais, na Índia.

2. Crianças e adolescentes: trabalho voluntário no orfanato de Noordhoek, com crianças hospitalizadas, com futebol juvenil, com skates, na África do Sul, em escolas, na Índia, no cuidado à criança, no Nepal, Sri Lanka, China e Tailândia.

3. Comunidades carentes: trabalho voluntário de assistência à mulher, na Índia, Nepal, Sri Lanka, cuidado aos idosos, na Tailândia.

4. Meio ambiente: expedição para conservação marinha nas ilhas de Seychelles, localizada no Oceano Índico Ocidental, próximo ao continente africano.

Voluntário

O ribeirãopretano Guilherme Cunha da Silveira, de 35 anos, embarcou para a Cidade do Cabo, na África do Sul, em outubro de 2015, para cuidar de crianças vitimizadas em um hospital e para ensinar futebol para crianças de uma creche da cidade. Ele passou cinco semanas trabalhando como voluntário no país africano. A vontade de poder ajudar crianças da África era antiga. “Quando eu era adolescente, eu vi uma reportagem de um garoto canadense de seis anos que se comoveu quando soube que crianças na África morriam de sede. Ele economizou e mobilizou o bairro onde vivia até conseguir juntar o dinheiro para enviar à uma ONG que construía poços para captação de água no país africano. Hoje, o garoto tem mais de 20 anos e tem uma fundação que já fez centenas de poços na África”.

Guilherme ajudou a cuidar de 15 crianças de 3 a 14 anos. Ele trabalhava seis horas por dia, sua rotina era acordar as crianças, conversar com elas, ler livros, dar comida e colocar para dormir. “Quando temos uma experiência como esta, vemos a vida de outra forma, temos mais gratidão com as pessoas que nos relacionamos, com os colegas de trabalho. Ficamos mais generosos. Foi uma experiência comovente”, diz Silveira.

Larissa Di Battista, diretora do STB, explica que existem alguns pré-requisitos para participar deste tipo de programa. “Ser maior de 18 anos e ter nível de inglês intermediário ou avançado, que será atestado através de exame no STB. Porém, muitos programas não exigem experiência para realizar o trabalho voluntário”, conclui.


Foto: Divulgação

Compartilhar: