São Paulo tem opções de Carnaval para quem quer sossego

São Paulo tem opções de Carnaval para quem quer sossego

Municípios oferecem opções turísticas para aqueles que procuram outro tipo de lazer no feriado

Nem todo mundo é adepto ao Reinado de Momo com desfiles, bloquinhos, escolas de samba, bailes em clubes, marchinha e folia. O Carnaval é democrático e, para alguns, é a época perfeita para “turistar” por destinos que ofereçam tranquilidade e longe de aglomerações.
 

Campos do Jordão
 

A famosa Estância de Campos do Jordão, Região Turística Mantiqueira Paulista, por exemplo, localizada em plena Serra da Mantiqueira, a 173 km de São Paulo, é um sucesso turístico durante todo o ano, inclusive no Carnaval. Motivos para isso não faltam. O clima serrano, a neblina, o ar puro e o verde da Mata Atlântica são ingredientes que emolduram a cidade, com grande oferta de hospedagem e boa gastronomia.
 

Atrativos imperdíveis: Parque Estadual de Campos do Jordão (PECJ), uma unidade de preservação ambiental situada na Serra da Mantiqueira; Vila Capivari, bairro temático com inspiração europeia, e Morro do Elefante que está a 1.800 metros de altitude e oferece vista panorâmica da região.
 

Serra Negra
 

Já passeando pela Estância Turística de Serra Negra, no Circuito das Águas Paulista, o lazer fala alto. A 135 km da capital paulista, o destino possui belezas naturais para contemplação, turismo rural e de compras, além de muito entretenimento. O interesse pela cidade teve início quando foram descobertas propriedades terapêuticas na água mineral da região, o que fez o município ganhar o título de Cidade da Saúde. É possível conhecer as belezas naturais e as águas do município como as fontes e os parques da cidade.
 

Destaque para o Parque Fonte Santo Agostinho, onde estão localizadas as fontes Santo Agostinho e Santa Luzia. Para quem gosta de café, vinho, cachaça, produtos orgânicos e queijo, é possível visitar as propriedades e ver de perto como funciona a fabricação desses produtos. A rede hoteleira é bem-preparada e um forte atrativo de Serra Negra.
 

Atrativos imperdíveis: réplica da Fontana di Trevi, o mais novo ponto turístico no interior de São Paulo. O monumento, homônimo de um dos pontos turísticos mais famosos de Roma, capital da Itália, foi inaugurado em maio do ano passado e é uma homenagem à cultura da cidade, influenciada pela imigração italiana.
 

Bananal
 

Bananal, Estância Turística que integra a Região Turística do Vale Histórico, conhecida pela aprazível hospitalidade e a 303 km da capital, preserva em seus arredores atraentes fazendas históricas que ficam abertas para visitação. Algumas delas oferecem hospedagem com quartos mobiliados à época e cheios de glamour das antigas instalações.
 

O destino é indicado para turistas que apreciam arte, história, aventura e contato com a natureza. Bananal fica à disposição com todos estes ingredientes, uma vez que teve seu momento de ostentação nos séculos XVIII e XIX com a produção de café.
 

Atrativos imperdíveis: o turismo da cidade vai além das fazendas históricas. Alguns casarões da cidade são tão antigos quanto Bananal. Este destino é famoso também em função dos trabalhos em crochê, da produção de doces e cachaças e de bons restaurantes de cozinha caipira.
 

Iporanga

Às margens do Rio Ribeira de Iguape e da foz do Ribeirão Iporanga, o município de Iporanga, que em tupi ignifica “água bonita”, integra a Região Turística Cavernas da Mata Atlântica e oferece pousadas para todos os perfis de turistas, incluindo famílias, casais e grupos de viajantes.
 

Trata-se de um destino turístico privilegiado, a 304 km da capital, porque é cercado por unidades de conservação, dentre as quais se destacam o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) e o Parque Estadual Caverna do Diabo. O Turismo de Aventura e o Ecoturismo são as marcas desta cidade, que é conhecida como “Capital das Cavernas”, pela grande incidência de cavernas calcárias na área do município.
 

Atrativos imperdíveis: explore – se puder – as cerca de 360 cavernas catalogadas. É um dos locais mais  procurados para a prática de esportes de aventura como rapel, bóia cross, cascading e bicicleta. Também é rota para atividades voltadas à educação ambiental, fotografia e observação da natureza.
 

São Roque
 

A estância turística de São Roque, a 66 km da capital, é um destino do turismo rural que se destaca por receber mais de 600 mil visitantes por ano. O município integra a Região Turística Roteiro dos Bandeirantes.
 

Com ótimo clima serrano e boa infraestrutura hoteleira, o destino conta com diversificada gastronomia. Devido à sua proximidade com a capital, inúmeros paulistanos sentem-se atraídos por este destino, que fica lotado, em especial, nos fins de semana. O Roteiro do Vinho é um dos mais procurados.
 

A oportunidade de vivenciar essa história e toda a tradição de perto acontece em adegas, vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas e centros de lazer e entretenimento, em meio à natureza abundante da Mata Atlântica preservada. Este roteiro é formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. Também é conhecida como a terra da alcachofra e todos os anos há uma grande exposição para mostrar as iguarias que tem como base esta flor comestível chamada alcachofra.
 

Atrativos imperdíveis: conheça o Morro do Cruzeiro. No local, estão instaladas uma Cruz e a imagem do padroeiro da cidade, São Roque; Casa Grande e Capela de Santo Antônio; Mata da Câmara, maior reserva ecológica da região, e o Museu Cine Dom José, com acervo de mais de três mil itens que contam a história do cinema em São Roque, no Brasil e no mundo.
 

Brotas
 

Brotas, Estância Turística localizada a 244 km da capital, é destaque quando o assunto é aventura, ganhando até o apelido de “Capital da Aventura”. Integrante da Região Turística Serra do Itaqueri, é conhecido pela prática de muitos esportes, como rafting, rafting noturno, mini-rafting, caiaque rafting, canionismo, tirolesa, arvorismo, boia cross, passeio de quadriciclos, mountain bike e off road.
 

Um dos principais pontos da cidade é o Rio Jacaré Pepira, um dos únicos rios limpos de São Paulo. Sua nascente tem 174 km e deságua no Rio Tietê, e assim são formadas mais de 50 cachoeiras e quedas d’água. Há grande diversidade de fauna e flora em toda sua extensão. Passeio, quase obrigatório, é o do Recanto das Cachoeiras, que reúne diversas quedas d’água, além de piscinas, restaurantes, áreas para piquenique, hipismo, entre outras atividades.
 

O município também é um importante polo gastronômico e sedia, anualmente, o festival Brotas Gourmet, que reúne muita música e o melhor da gastronomia regional.
 

Atrativos imperdíveis: aos amantes da ciência e da contemplação do universo, a indicação é o Planetário CEU – Centro de Estudos do Universo, um espaço completo em que se pode observar cenas inesquecíveis por meio de telescópio. É considerado um dos mais completos do Brasil, sendo referência nacional. Há muitas opções de hospedagem nesta Estância, para todos os gostos e bolsos: hotéis, pousadas, chalés, hotéis-fazenda, resorts, além de hospedagens alternativas como campings, casas e chácaras.


Foto: Freepik

Compartilhar: