USP Ribeirão ganha laboratório de criação de camundongos para pesquisa
Camundongos permitem identificar e modificar genes para experimentos específicos

USP Ribeirão ganha laboratório de criação de camundongos para pesquisa

Animais importados auxiliam no estudo da biomedicina, dos genes e de doenças humanas

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP abriu recentemente um novo laboratório para pesquisas científicas da biomedicina e dos genes humanos, por meio de camundongos transgênicos importados dos Estados Unidos e da Europa.

"É o primeiro laboratório de transformação genômica de todas as USPs do Estado", afirma Thiago Cunha, coordenador da unidade do laboratório e pesquisador principal do Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID).

Principal patrocinador do novo estabelecimento, o CRID pretende facilitar o trabalho de todos os pesquisadores da universidade para entender o funcionamento de proteínas, doenças no sistema nervoso central e, com a ajuda dos camundongos, mimetizar genes humanos.

O método, chamado de Crispr-Cas9, insere uma "máquina molecular" em células de embriões em fase inicial, por meio de injeções de DNA. Com as células de embriões dos camundongos é possível identificar e modificar genes para experimentos específicos, criando um animal com características ideais.

"Com esse procedimento há, sem dúvida, um grande impacto e avanço para nós da área biomédica", conclui Thiago.


Foto: Pixabay

Compartilhar: