Vacina contra gripe começa ser distribuída nesta sexta, 1

Vacina contra gripe começa ser distribuída nesta sexta, 1

Em Ribeirão Preto, o lote contra a H1N1 está previsto para chegar no dia 30 de abril

A vacina contra a influenza (gripe) começa a ser distribuída a partir desta sexta-feira, 1, de acordo com o Ministério da Saúde. As vacinas serão enviadas em seis remessas e a distribuição aos municípios é de responsabilidade dos Estados.

Em Ribeirão Preto, a distribuição da vacina contra a H1N1 está prevista para chegar no dia 30 de abril.

A campanha que tem como objetivo reduzir os problemas que a doença pode causar na população, como gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, quando apresentam mais de uma complicação, irá ocorrer do dia 30 de abril até o dia 20 de maio.

Nas três primeiras remessas, que será do dia 1º a 15 de abril, os Estados receberão 25,6 milhões de doses, o que corresponde a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano. Desse montante, serão entregues 5,7 milhões de doses para São Paulo. Já à região Sudeste serão enviadas quase 10 milhões de doses.

A partir do recebimento das vacinas, os Estados podem definir estratégias de contenção, conforme suas análises de risco, para a vacinação da população-alvo, observando a reserva adequada do produto para a campanha nacional. O cronograma de distribuição aos Estados é elaborado de acordo com a entrega da vacina pelo laboratório produtor.  

No ano passado, a campanha ultrapassou a meta de vacinar 80% do público alvo, que tem mais riscos de contrair a doença. Ao todo, 84,3% dos indivíduos foram imunizados.

Surtos

Geralmente, os surtos de H1N1, que é um dos tipos da Influenza A, acontecem com a chegada do inverno, a partir de junho, mas, este ano, no Estado de São Paulo, a situação se agravou antes da temporada.

Mesmo com a ocorrência da doença no inverno, a transmissão também pode acontecer de forma acentuada no verão.

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, mais de 200 casos apresentaram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), relacionadas ao H1N1. Entre as notificações de óbitos, 34 casos foram confirmados, com predomínio do vírus Influenza A. Os dados registrados são do último dia 12.

Prevenção

Para prevenir a Influenza A, é preciso tomar alguns cuidados, como utilizar lenço descartável, lavar as mãos com frequência e cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar. O Ministério da Saúde recomenda, também, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não partilhar copos, toalhas e alimentos e objetos de uso pessoal e reduzir contatos em ambientes com aglomeração.


Foto: Manuella Brandolff/ Palácio Piratini

Compartilhar: