
Anac suspende voos da Voepass por questões de segurança
Em nota, a empresa afirma estar apta a voar e diz que tenta reverter a decisão
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, a partir desta terça-feira,11 de março, todas as operações da Voepass Linhas Aéreas, alegando que a companhia não atendeu às exigências de segurança estipuladas pelo órgão regulador. A decisão foi divulgada no início da madrugada e ocorre após a empresa não conseguir solucionar irregularidades identificadas em fiscalizações realizadas ao longo dos últimos meses.
LEIA TAMBÉM
Uma trajetória de altos e baixos
Desde o acidente ocorrido no ano passado em Vinhedo, no interior de São Paulo, que resultou na morte de 62 pessoas, a Anac intensificou as inspeções na companhia. Segundo a agência, a Voepass não cumpriu medidas como a redução da malha aérea e o aumento do tempo das aeronaves no solo para manutenção. Além disso, problemas que já haviam sido considerados resolvidos voltaram a ser identificados. “A Anac determinou a suspensão das operações da empresa até que seja evidenciada a retomada de sua capacidade de garantir o nível de segurança previsto nos regulamentos vigentes”, afirmou o órgão em nota.
Atualmente, a Voepass opera com seis aeronaves em 15 destinos comerciais e dois fretamentos. Entre as rotas atendidas, estão conexões entre São Paulo e cidades do interior paulista, como Ribeirão Preto e Presidente Prudente.
Em resposta, a Voepass afirmou que já iniciou tratativas internas para demonstrar sua capacidade de atender aos requisitos de segurança exigidos. “Nossa frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança”, declarou a companhia. A empresa também destacou que a suspensão impacta “milhares de brasileiros que utilizam a aviação regional todos os dias e contam com seu serviço” e garantiu que prestará assistência aos passageiros afetados, conforme prevê a Resolução 400 da Anac, que trata dos direitos dos consumidores em casos de atrasos e cancelamentos de voos.
Confira a nota da Voepass na íntegra:
"A Voepass Linhas Aéreas informa que recebeu a notificação da Anac de suspensão de sua operação e iniciou as tratativas internas para demonstrar, conforme solicitado, sua capacidade de garantir os níveis de segurança exigidos pela agência reguladora. A companhia reitera que sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança. Essa decisão tem um impacto imensurável para milhares de brasileiros que utilizam a aviação regional todos os dias e contam com seu serviço, por isso, colocará todos seus esforços para retomar a operação o mais breve possível. Todos os passageiros que forem impactados neste momento serão atendidos nos termos do previsto pela Anac, na Resolução 400 - que dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e cancelamentos de voos".
Foto: Luan Porto