Botafogo é campeão brasileiro da Série D

Botafogo é campeão brasileiro da Série D

Pantera segura o empate e lavanta o primeiro título nacional da sua história

É campeão! O Botafogo jogou todo atrás, nos últimos dez minutos de jogo, o time treinado pelo técnico Marcelo Veiga contava com cinco zagueiros. Tudo para segurar o resultado, e a equipe do River, que contava com o apoio de 40 mil torcedores no Estádio Albertão, em Teresina-PI.

No primeiro tempo o Pantera soube segurar bem a equipe piauiense. Já que os nordestinos não conseguiam atacar com muita precisão – talvez pressionados pela obrigação de se fazer o gol – tanto que o time de Ribeirão Preto, com dois jogadores avançados pelos lados, que eram Canela e Vitinho, conseguiam assustar a defesa do River, que assim como na partida do Santa Cruz não se postou bem alinhada. Mas o Botafogo não conseguiu abrir o placar.

Praticamente as duas equipes concordaram com o 0 a 0 no primeiro tempo quando voltaram para os vestiários. Mas para a segunda etapa o River precisava atacar para se sagrar campeão, e foi isso que se viu.

Enquanto tinha 11 jogadores em campo, o Botafogo, assim como nas outras partidas do mata-mata, mostrou porque o setor defensivo é um dos destaques do campeonato. O River não conseguia furar o ferrolho botafoguense.

Porém, aos 10 minutos da segunda etapa, o capitão César Gaúcho foi expulso. Aí, se viu um Botafogo totalmente recuado. Logo após a saída de César, Marcelo Veiga tratou de tirar Nunes e Canela, para por Dudu e Mateus Mancini.

A partir daí só aumentou a pressão do River. Tanto que aos 32 minutos o goleiro Neneca fez defesa espetacular com os pés, com o atacante Eduardo cara a cara. Aí entrou o zagueiro Lucas Ribeiro, para fechar mais a retaguarda do Pantera. O lateral-direito Daniel Borges era o atleta do Botafogo mais adiantado. Então só foi pressão até o fim do jogo.

Revide On-line
Foto: Agência Botafogo

Compartilhar: