Entrevias lança campanha de conscientização para motociclistas na região de Ribeirão Preto

Entrevias lança campanha de conscientização para motociclistas na região de Ribeirão Preto

O objetivo é conscientizar condutores sobre a manutenção das motos e da prática da direção defensiva

Na última terça-feira, 2 de fevereiro, a Entrevias Concessionária de Rodovias iniciou a segunda fase da campanha "Vida em Movimento", que ocorre em Sertãozinho,  Ribeirão Preto e Marília. O programa é focado na realidade do motociclista e visa conscientizar condutores sobre a manutenção das motos, além da prática da direção defensiva, que pode ser um fator decisivo para a diminuição de acidentes e tombamentos.  

A ação utilizará faixas que abordam diversos temas de segurança. A estratégia de comunicação está alinhada à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), com o objetivo de ampliar a orientação aos usuários de rodovias.  

De acordo com os dados registrados no relatório do Sistema de Informações do Governo do Estado de São Paulo (Infosiga), no ano de 2020, o total de óbitos causados por acidentes envolvendo motocicletas nas rodovias da região de Ribeirão Preto somam 5.023 mortos. Mais de 53% dessas vítimas são os condutores dos veículos. Cerca de 80% delas são homens que vão a óbito nos hospitais.

Para Fabio Ortega, gestor de segurança viária da Entrevias, " a pilotagem de motocicletas de baixa cilindrada exige ainda mais cuidados. O motociclista precisa estar alerta, dirigir com cautela, antecipar-se a possíveis ações no trânsito e fazer regularmente a revisão da moto.  A alta velocidade, aliada a falta de manutenção, é responsável por grande parte dos acidentes, por isso, a conscientização e exemplos de motociclistas responsáveis são o ponto forte da campanha". 

Dicas importantes para evitar acidentes com motos em rodovias:

- Regular com frequência os freios da moto; 

- Utilizar refletivos nas motos, capacete e vestimenta; 

- Diminuir a velocidade quando estiver com garupa;

- Não trafegar com pneus carecas; 

- Não ultrapassar os limites de velocidade; 

- Não transitar pelo corredor, somente no meio das faixas de rolamento; 

- Não utilizar o celular enquanto dirige. 

Primeira fase 

Na primeira fase, o motoboy Jackson Faive, personagem do ator e humorista Marco Luque, interagiu durante três meses diretamente com motociclistas e o público em geral em sua rede social e da empresa. Depois, ocorreu uma Live no canal do Youtube da Entrevias.

A  primeira fase da campanha contou, ainda, com um quiz sobre manutenção de motos e um hotsite com orientações de segurança. "Nesse formato percebemos que o engajamento e troca de informações são mais efetivos", comenta Cláudia Figueiredo, gestora de Comunicação e Relações Institucionais da Entrevias .

Leia mais 

Entrevias vai premiar motociclistas na região de Ribeirão Preto

Pelo terceiro ano seguido, Ribeirão Preto registra redução nas mortes no trânsito

 


Imagem: Freepik

Compartilhar: