IPVA 2022 com desconto de 9% vence nesta terça-feira, 11, para placa final 2

IPVA 2022 com desconto de 9% vence nesta terça-feira, 11, para placa final 2

O desconto é válido para pagamento à vista do imposto no Estado de São Paulo

Os donos dos veículos com placa final 2 têm até esta terça-feira, 11, para acertar o IPVA 2022 com desconto de 9% para pagamentos à vista. Aos que pagarem integralmente em fevereiro, ou decidirem parcelar, a redução será de 5%.

Para os donos de veículos 0 km, o desconto será de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal. Também é possível o parcelamento em cinco vezes, mas sem o desconto.

Formas de pagamento

- Cota única em janeiro com desconto de 9%, de acordo com o final de placa;

- Cota única em fevereiro com desconto de 5%, de acordo com o final de placa;

- Parcelamento em 5 vezes, de fevereiro a junho, com 5% de desconto, de acordo com o final de placa;

Todos os proprietários devem observar o calendário de vencimento por final de placa do veículo. Para efetuar o pagamento do IPVA 2022, basta utilizar a rede bancária credenciada, com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (RENAVAM).

É possível efetuar o pagamento pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento, nos guichês de caixa ou outros canais oferecidos pela instituição bancária, casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento

Atraso de pagamento

O proprietário que deixar de pagar o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. 

A inadimplência do IPVA será inscrita na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto. 

A ação impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

*Informações com base à assessoria de imprensa do Governo do Estado de SP 


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: