Venda de veículos novos cai em agosto

Venda de veículos novos cai em agosto

Carros seminovos são uma boa pedida para motoristas que desejam trocar de automóvel

A produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus caiu 18,2% em agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) na última sexta-feira, 4. A expectativa é que o volume continue em queda nos meses de setembro e outubro. O acumulado de 2015 chega a 16,9% em relação a 2014. Em Ribeirão Preto também é possível sentir os reflexos da perspectiva nacional.

Em agosto deste ano, foram fabricados 216.465 veículos, contra 264.626 unidades no mesmo mês de 2014. Comparando a julho de 2015, o recuo foi menor, de 3,5%, já que no sétimo mês foram montados 224.252 carros, caminhões e ônibus - com dois dias úteis a mais no período.

Até agosto deste ano 1.730.708 veículos saíram das fábricas, um volume 16,9% menor do que na mesma época em 2014. Especialistas acreditam que a venda de seminovos possa aumentar com esta baixa.

Os licenciamentos caíram 23,9% em agosto, na comparação anual, o que já havia sido adiantado pela Fenabrave na última quarta-feira, 2. Na comparação mensal, o recuo foi de 8,9%.

Economia

O professor de economia Vicente Golfeto cita alguns fatores para a queda na venda de veículos novos no mês de agosto deste ano. Para ele, além da crise apresentada na região de Ribeirão Preto, existe uma insuficiência no tráfego da cidade. Segundo o economista pessoas tendem a procurar outros tipos de veículos que atinjam melhor suas necessidades.

Golfeto explica que para ele o problema não é apenas o valor dos veículos, já que as condições apresentam variedades na divisão de prestações na hora da compra. “Acredito que a facilidade de comprar veículos é maior que a das empresas de fazer”, disse.

Concessionária

Para Helcio, gerente de vendas de uma concessionária de carros em Ribeirão Preto, a queda do número se dá por conta da baixa aprovação do crédito veicular. “Acredito que até o final deste ano por conta da ampla demanda de ofertas veiculares no mercado, as vendas vão se estabilizar. Muitos consumidores aproveitam os últimos meses do ano para trocar seu carro. No caso das compras de veículos seminovos, o valor já depreciado também é um fator que agrada grande parcela da população regional”, afirmou.

Revide Online
Pedro Gomes
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: