Campanha reforça a importância de proteção às mulheres
O sinal de ajuda é um gesto simples, discreto que pode ser feito com uma mão

Campanha reforça a importância de proteção às mulheres

Iniciativa conscientiza sobre o combate à violência e ao assédio

O Governo de São Paulo lançou nesta semana uma grande campanha institucional para conscientizar sobre a importância do combate à violência e assédio contra mulheres em espaços públicos e privados. A iniciativa apoia a regulamentação das Leis 17.621/2023 e Lei 17.635/2023, que trata de medidas de acolhimento, proteção e segurança das mulheres em bares, restaurantes, casas de eventos, boates e outros estabelecimentos de gastronomia e lazer.

 

Os materiais publicitários divulgam o protocolo “Não Se Cale”, o selo “Estabelecimento Amigo da Mulher” e mensagens da forma como a mulher pode buscar ajuda e de como a população em geral pode ajudar uma vítima de abuso, importunação ou violência.

 

A campanha visa conscientizar toda a população para reconhecer o gesto de socorro e mobilizar os estabelecimentos para adoção do protocolo.

 

Um dos principais elementos é a divulgação do sinal de ajuda, um gesto simples e inclusivo, que pode ser feito com apenas uma mão e de forma discreta. Isso permite comunicar discretamente quando alguém precisa de ajuda, sem deixar rastros digitais.

 

O gesto envolve três passos: 1) palma da mão aberta e voltada para fora; 2) dobrar o polegar ao centro da palma; 3) fechar os outros dedos sobre o polegar, em referência a situações de ameaça ou coação.

 

O sinal já é conhecido nas redes sociais e utilizado em mais de 40 países. Denominado Signal For Help (sinal de ajuda, em tradução livre do inglês), ele foi criado pela Canadian Women’s Foundation, ONG canadense de proteção a mulheres, em parceria com uma agência de publicidade de Toronto.


Divulgação

Compartilhar: