Mulheres de Ribeirão Preto terão treino gratuito de defesa pessoal
Por meio dos treinos, elas aprenderão a superar obstáculos físicos e mentais, adquirindo coragem e confiança em si mesmas

Mulheres de Ribeirão Preto terão treino gratuito de defesa pessoal

Com objetivo de combater à violência contra a mulher, a Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM) vai realizar, em todo Brasil, aulas gratuitas da modalidade

Durante o mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM) vai realizar, em todo Brasil, aulas gratuitas de defesa pessoal voltada à segurança das mulheres. Com objetivo de combater à violência, em Ribeirão Preto também haverá um mês de treino gratuito, que pretende ensinar a defesa pessoal israelense para as mulheres se defenderem em qualquer situação, mesmo contra agressores maiores ou mais fortes.

Lucas Soman, instrutor licenciado pela FSAKM, será o responsável pelas aulas no município. "Essa iniciativa surgiu, porque, infelizmente, os crimes e abusos contra as mulheres só crescem", diz. "Sendo assim, nos sentimos na obrigação de ajudar nossas mães, filhas, esposas e amigas a se defenderem", conta Soman. Dados da pesquisa feita pelo Datafolha mostram que mais de 503 mulheres brasileiras são vítimas de agressões físicas a cada hora.

De acordo com Soman, as aulas foram especialmente planejadas para que as mulheres percebam que sempre existe uma saída no momento de conflito. "Ensinaremos desde as mais básicas posições, como andar de uma maneira mais atenta, até defesas contra os mais diversos tipos de agressões", coloca o instrutor.

Por meio dos treinos, elas aprenderão a superar obstáculos físicos e mentais, adquirindo coragem e confiança em si mesmas, ganharão equilíbrio emocional e a mudarão a postura frente à vida, a si próprias e ao seu oponente. "Espero que após esta experiência as mulheres entendam que é sim possível não ser mais vítima e que o nosso corpo é uma ferramenta perfeita para a defesa pessoal", diz. O instrutor também salienta que as participantes de Krav Maga não aprendem a bater, mas a se defenderem.

Os exercícios vão simular os tipos de ataques mais frequentes contra as mulheres – roubo de bolsa, agressão, puxão pelo braço ou pelo cabelo, enforcamento, estupro, entre outros. Interessadas, que devem ter 14 anos ou mais, deverão obter um convite para um mês de treinamento na academia Workout Sport Clube, na Rua Arnaldo Victaliano, 916. O telefone para contato é o (16) 98132-1874. As vagas são limitadas.

O Krav Maga

Desenvolvido em Israel na década de 40, por Imi Lichtenfeld, o Krav Maga não é uma arte marcial e sim a única modalidade reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal. Foi criado para que, a partir do treinamento adequado, qualquer pessoa - independentemente de sua idade, sexo ou forma física - possa se defender de um ou mais agressores, armados ou não, usando técnicas simples e eficazes.


Foto: Divulgação

Compartilhar: