Apito será aliado no combate à violência e ao assédio contra mulheres em Ribeirão Preto
O lançamento da ação contou com um “Apitaço” para chamar a atenção da população

Apito será aliado no combate à violência e ao assédio contra mulheres em Ribeirão Preto

A campanha consiste em levar orientações e estimular o uso do objeto em situações de risco e para alertar outra pessoas

A Lei Maria da Penha, que completou 12 anos nesta semana, ganhou um novo aliado na luta pelo fim da violência e o assédio sexual contra a mulher em Ribeirão Preto. Na tarde dessa terça-feira, 7, a ação "Ribeirão Apitando Contra o Assédio" foi lançada.

A campanha consiste em levar orientações às mulheres e estimular o uso do apito nos casos de assédio, denúncia de situações de risco e alerta a outra pessoas. 

Após o lançamento da ação, na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, o grupo promoveu um “Apitaço” para chamar a atenção da população e orientar outras mulheres no combate na Esplanada do Theatro Pedro II.

De acordo com Carolina Bruno Motta, integrante do grupo Ribeirão Feminista, estes movimentos precisam ser apoiados. "Acho bastante importante esse tipo de movimentação, principalmente, no momento em que estamos - com uma discussão aflorada sobre feminicídio e violência contra a mulher", diz Carolina.

Para Carolina, o machismo está em todos os cantos e ações como esta auxiliam no combate contra o assédio e, principalmente, na conscientização. "Só assim é possível mudar, promovendo ações que fortaleçam o debate e façam as pessoas questionarem práticas tradicionais. Essas coisas que todos acham 'normal', mas que são muito ofensivas e até mesmo violentas. É difícil encontrar uma mulher que não tenha passado por pelo menos uma experiência negativa nesse sentido", afirma.

As denúncias de casos de violência contra a mulher podem ser feitas pelos telefones 153 (GCM), 161 (FAZ), 190 ou 180 e também ao NAEM, pelos números 3603-1199 e 3636-3311.


Foto: FL Piton

Compartilhar: