Ribeirão Preto tem um caso de violência contra a mulher a cada dois dias
Confira os telefones para denuncia

Ribeirão Preto tem um caso de violência contra a mulher a cada dois dias

Dados são dos atendimentos feitos pela Patrulha Maria da Penha, que já efetuou 18 prisões de agressores

A cada dois dias, uma mulher sofre com a violência doméstica em Ribeirão Preto. Os dados são relativos aos atendimentos feitos pela Patrulha Maria da Penha, criada em junho de 2018 no município. Segundo o balanço do programa, realizado pela Guarda Civil Municipal, em sete meses, foram 144 casos de urgência a mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. Além disso, foram efetuadas 18 prisões de agressores que descumpriram a Lei.

De acordo com a superintendente da Guarda Civil Municipal, Mônica da Costa Noccioli, o alto número de casos também pode estar relacionado com o fato das mulher estarem, cada vez mais, criando coragem para denunciar seus agressores.

"Acredito que, nesse período de Patrulha Maria da Penha, as mulheres estão denunciando mais, estão criando coragem. Além disso, elas estão criando confiança", declara.

Mais casos

Os principais casos registrados no projeto são os de agressão e ameaça contra as mulheres. O não cumprimento das medidas protetivas é líder em denúncias.

Desde o início deste ano, o Portal Revide já publicou 15 casos de agressões contra a mulher em Ribeirão Preto. Denúncias como ameaças, agressões físicas e descumprimento de medidas protetivas por companheiros ou ex-companheiros. Foram pelo menos dois Boletins de Ocorrência registrados a cada semana na cidade.

Leia mais

Casos de violência contra mulher em Ribeirão Preto

Proteção

A Guarda Civil Municipal garante a proteção, a prevenção, o monitoramento e o acompanhamento das vítimas com Medidas protetivas de urgência e garante o atendimento humanizado à mulher vitimizada.

"Nós já temos 124 agentes, treinados, para executar esse tipo de atendimento", informa Mônica.

Para denunciar casos de violência contra mulher, os telefones são: 153, da Guarda Municipal; 199, da Defesa Civil; (16) 3236-4747, da Guarda Civil Municipal.


Foto: Pixabay

Compartilhar: