Secretaria da Saúde promove capacitação sobre violência contra a mulher em Ribeirão Preto

Secretaria da Saúde promove capacitação sobre violência contra a mulher em Ribeirão Preto

Evento, em homenagem ao Agosto Lilás, de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, ocorre na próxima sexta, 18

O mês de agosto é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, por meio da campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção da sociedade sobre o tema. Para lembrar a data, a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, em parceria com a Rede Protetiva à Mulher em Situação de Violência e o Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher - Naem, realizará nesta sexta-feira, 18 de agosto, uma capacitação a todos os profissionais envolvidos no atendimento à mulher vítima de violência.

 

Poderão participar advogados, profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e demais interessados e participantes da rede protetiva à mulher em situação de violência.

 

A capacitação será realizada na Faculdade REGES de Ribeirão Preto, localizada na rua Dr. Benjamin Anderson Stauffer, 801, Jardim Botânico. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição pelo link. Para mais informações sobre o evento estão disponíveis o telefone 16 - 3977 9397 ou o e-mail da Divisão Vigilância Epidemiológica [email protected]

 

Dados da Violência contra Mulher em Ribeirão Preto

 

De acordo com o Relatório de Violência, disponível no site da pasta, até esta terça-feira, 15, foram notificados, na rede municipal de Saúde, 154 casos de violência doméstica. É importante ressaltar que todas as Unidades de Saúde estão disponíveis para atender a mulher vítima de violência.

 

“Ribeirão Preto tem apresentado um número expressivo de casos coletados, principalmente, nas unidades de saúde e hospitais. Esse empenho possibilita conhecermos a real magnitude do problema, com a finalidade de adotar políticas públicas capazes de proteger estas vítimas, geralmente mulheres, crianças e idosos; mais comumente vitimados em seus lares por parentes ou conhecidos e, portanto, desamparados por aqueles que deveriam protegê-los, necessitando da intervenção do poder público” explica Daniela Borges Bittar, responsável pelo Agravo de Notificação Compulsória Violência Interpessoal e Autoprovocada, da SMS.

 

Ela reitera a importância da notificação como instrumento de cuidado e garantia de direitos. “A notificação se constitui como uma primeira etapa para a inclusão de pessoas em situação de violência em linhas de cuidado, a fim de prover atenção integral a essas pessoas e garantir seus direitos”, finaliza.


Foto: Nino Carè por Pixabay

Compartilhar: