Relíquia restaurada

Relíquia restaurada

Peça fundamental para a história do período cafeeiro de Ribeirão Preto, a Maria Fumaça Phantom passou por uma pequena reforma, a fim de evitar a deterioração total dessa relíquia.

Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto e a iniciativa privada, foram investidos R$20 mil na locomotiva, que recebeu pintura nova, teve algumas partes substituidas, a ferrugem retirada e ainda ganhou uma limpeza total de seu interior.



O trabalho, iniciado em dezembro, foi apenas o início do projeto de restauração do local. Deve ser construído um memorial na Praça Francisco Schmidt, em frente ao futuro Shopping que será erguido no prédio da antiga Fábrica da Antarctica. O projeto de revitalização prevê um investimento de R$ 1, 1 milhão para restauração da locomotiva.

                    


“Ficamos satisfeitos com as mudanças visíveis na Maria Fumaça, que é parte da história de um período importante para o município. Porém, o trabalho de restauração está apenas começando. Temos em vista a construção de um memorial, o shopping Buriti e com o auxílio do Instituto do Trem queremos colocar a Maria Fumaça para funcionar”, comenta o secretário da cultura Alessandro Maraca. 

Doada ao município pelas Indústrias Matarazzo em 1912, a centenária locomotiva está exposta sobre 30 metros de trilho desde os primeiros anos da década de 1970.

A Maria Fumaça Phantom participou de uma das épocas mais importantes de Ribeirão Preto: a era do café.

Para a historiadora do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto, Tânia Registro, todo monumento nasce com o objetivo de fazer lembrar algo. A Maria Fumaça tem a função de marcar, assinalar,  uma aprte da história da cidade. “A locomotiva da Praça Schmidt, tem o significado de perpetuar a lembrança de que um dia a estrada de ferro e o trem foram importantes para Ribeirão Preto. A estação e todo um complexo arquitetônico e logístico da antiga Companhia Mogiana existiam no entorno onde está hoje a locomotiva”, explica.

Saiba mais:
Designação: Maria Fumaça “Phantom”
Data de instalação: 1912
Origem da iniciativa: O Juiz do Trabalho: Dr. Horácio Salles Cunha.
Localização atual: Praça Francisco Schmidt
Bairro: Vila Tibério
Cidade: Ribeirão Preto



*Informações: Guia dos Monumentos em Lugares Públicos de Ribeirão Preto

Fotos: Carolina Alves

Compartilhar: