O retorno do Palmeiras

O retorno do Palmeiras

O desempenho do Palmeiras nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A deste ano nos permite compreender, com boa margem de segurança, que o time do Parque Antarctica está a poucos jogos de voltar a conquistar a mais importante competição no cenário do futebol brasileiro.

Para chegar nessa condição especial, de novo, o “Palestra” contou com todo empenho da sua diretoria, agora sem o peso dos custos operacionais e do financiamento, para a construção do seu estádio, que consumiu os recursos que seriam utilizados no futebol profissional e que poderiam, de fato, terem mudado os resultados que estavam por vir.

Convivendo com a construção da sua Arena Allianz e na disputa dos campeonatos anuais, o clube conviveu com adversidades: rebaixamento para a Série B em 2012; disputa da 2ª divisão em 2013; retorno a Série A em 2014; se manter na divisão ao escapar do rebaixamento no último jogo. Assim, foi fechado o ciclo e o seu inferno astral.

Os sinais seguros desse retorno surgiram na temporada de 2015, quando o time disputou duas finais: ficando em 2º lugar no Paulistão e se sagrando campeão da Copa do Brasil - além de estar entre os 10 primeiros colocados da Série A daquele ano.

Os maus momentos foram superados e o clube caminha a passos largos para o título deste Brasileiro, que não conquista desde 1994 e que o conduzirá novamente a disputa do principal torneio do cone sul, a Copa Libertadores da América - cujo título já foi conquistado pelo Verdão em 1999.

É preciso, nesse interim, mencionar a importante e decisiva participação do técnico do Palmeiras, Alexi Stival, o Cuca, um ex-atleta que, com sua experiência, vem colaborando para esses bons momentos que o clube vive, com um trabalho seguro e eficiente, desde a sua chegada, que foi em março deste ano.

Outro destaque é o atleta Gabriel de Jesus, um jovem valor descoberto nas categorias de base do clube e que, para a surpresa de muitos, já é titular da Seleção Brasileira com apenas 19 anos, tendo atuações importantes e decisivas neste momento em que nosso futebol está de novo no topo do cenário internacional do futebol.

 Vamo que vamo Verdão.

Compartilhar: