O titulo que precisamos

O titulo que precisamos

A vitoria na Libertadores da América do Corinthians por 2 a 0 contra o Cerro Porteño do Paraguai e a do Atlético Mineiro por 3 a 0 sobre o chileno Colo Colo, indicam que estes clubes são fortes candidatos a vencerem a principal competição Internacional da América Latina.

Os dois times brasileiros aproveitaram o mando de campo para conquistarem pontos importantes na direção da classificação para a próxima fase. Tanto o Timão, quanto o Galo são os primeiros colocados de seus respectivos grupos. O regulamento da competição indica que os dois times mais bem colocados de cada  grupo passarão para as oitavas de final.

É muito importante para o contexto mundial que os clubes brasileiros voltem a ter resultados significativos nesta competição. O campeão da Libertadores será o representante latino americano na disputa do titulo mundial de clubes, que este ano será disputado no Japão.

O último brasileiro que conseguiu esta façanha foi exatamente o Corinthians em 2012. Após derrotar o Boca Júniors na final da Libertadores, venceu no Japão os ingleses do Chelsea por 1x0, levando o titulo mundial.

Os outros clubes brasileiros não conseguiram vencer na rodada, foram dois empates em 1 x 1, para São Paulo e o Grêmio e uma derrota do Palmeiras que perdeu de 1 x 0, não permitindo uma interpretação positiva quanto da possiblidade de classificação destes clubes.

Para muito além do tempo que os nossos clubes estão sem o título mundial. Esta minha indignação e revolta é aumentada ao ver que nossos dirigentes mandatários da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), órgão máximo do futebol brasileiro, foram novamente citados nos noticiários - policiais - sendo indiciados pelas autoridades americanas, acusados de pedir, receber e distribuir propinas em contratos da CBF e a Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL).

O fato mencionado traz a certeza que o futebol brasileiro parece não ter despertado ainda daquele trágico e fatídico 7 a 1 que sofremos da Alemanha, em Belo Horizonte, na ultima copa do mundo. Um resultado vergonhoso, motivo claro para uma mudança de paradigma e de planejamento. Porém, continuamos a elaborar justificativas para aliviar estes acontecimentos estarrecedores que continuam acontecendo.

Por fim, continuarei a torcer para que venha esta taça internacional para um dos nossos clubes. Talvez, quem sabe, este título traga, de novo, a alegria e o prazer que, só este esporte tão apaixonante é capaz de proporcionar a todos nós. Longe das falcatruas, das propinas, das. . . . . .

Que venha a Libertadores.

Vai Coríntia.

Compartilhar: