Inaugurada a Primeira Etapa da Estação de Tratamento de Esgoto de Batatais

Inaugurada a Primeira Etapa da Estação de Tratamento de Esgoto de Batatais

Integrando a Programação do Aniversário de Batatais foi realizada exatamente na data em que o município completou seus 172 anos de emancipação político-administrativa a inauguração da Primeira Etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e início imediato de operações.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Costa Freiria, enfatizou que as cidades precisam se desenvolver procurando gerenciar da melhor forma possível as formas de poluição eventualmente geradas. “Tratar seu próprio esgoto é uma premissa fundamental desse processo de busca de equilíbrio para nossa cidade e para nós, seus cidadãos. Tratar seu esgoto significa melhorar a qualidade da água de nossos córregos, melhorar condições de qualidade de vida, propiciar melhores condições de desenvolvimento para nossas indústrias, empresas, comércio e suas externalidades. Nossa cidade está na rota da sustentabilidade, respeitando seu passado, cuidando de seu presente e pensando no seu futuro”, salientou.

O gerente regional da CETESB, Francisco Roberto Setti, entregou a licença de operação da ETE e fez questão de salientar que a obra é exemplo no Estado de São Paulo. “Não existe Estação de Tratamento de Esgoto com lodo ativado no estado que tenha sido feita diretamente por uma prefeitura. Batatais sai na frente e apresenta uma obra que sem sombras de dúvidas será uma das melhores estações de toda a nossa região”, frisou.

O prefeito José Luis Romagnoli, bastante emocionado, fez um desabafo sobre a luta que travou nos últimos anos para conseguir viabilizar a obra sem penalizar a população. Afirmou ainda que a entrega da ETE é fruto do planejamento de seu governo e que Batatais está pagando uma dívida com o meio ambiente.

A cerimônia foi encerrada com a benção do Cônego Eloy Pupin e descerramento da placa inaugural. Nessa primeira etapa da ETE foram construídos: tanque de aeração, tanques decantadores secundários, estação elevatória de recirculação e descarte, tratamento preliminar, adensador de lodo, casa de operações, laboratórios, cabines primária e secundária de energia elétrica, tanque de contato e pós aeração, casa de desidratação mecanizada de lodo, tubulações de interligação dos tanques e emissário final.

Compartilhar: