Preparação para o vestibular

Preparação para o vestibular

A pedido de Gabriela Maulin do Portal Revide, fui convidada a pensar a respeito da preparação para o vestibular. Segure reflexão:

Além do complexo processo da escolha profissional, o adolescente se vê às voltas com o vestibular e toda a preparação envolvida  para realizá-lo. Essa etapa da vida costuma despertar ansiedades, angústias e conflitos que podem influenciar até mesmo a sua capacidade de lidar com as demandas e os desdobramentos decorrentes do vestibular. Freqüentemente, constitui um período de crise, em que se geram tensões e pressões, incertezas, medos e frustrações, cujo impacto psicológico pode afetar o desempenho e a vida do adolescente como um todo, que pode sofrer com a questão da escolha profissional, da preparação para o vestibular e sua implicação com ambas.

O estresse é um processo desencadeado em momentos de tensão que vem sendo bastante estudado e reconhecido no processo de preparação para o vestibular. Dentro de um limiar, o estresse pode ser identificado como positivo, podendo preparar o indivíduo para a ação. Por outro lado, em excesso, pode prejudicar a pessoa, com o consequente desenvolvimento de sintomas físicos e psicológicos. 

Para que a preparação para o vestibular possa ser vivenciada de modo a propiciar que o adolescente a percorra com mais possibilidade de enfrentá-la apropriadamente e mais fortalecido,  alguns cuidados pessoais e com os estudos podem ser indicados, dentre os quais se podem citar: 

- investir no autoconhecimento: procurar se conhecer, com o consequente reconhecimento de sua identidade, limites e potencialidades, identificando-se suas características pessoais. Reflexões acerca de seu passado, de quem se é e de como se vê no futuro ajudam no reconhecimento de seus próprios atributos e de suas expectativas profissionais; 

- não reduzir a vida aos estudos: organizá-los dentro de uma rotina que considere também importantes os momentos de descanso e lazer, priorizando a qualidade em detrimento da quantidade de tempo de estudos, considerando que existe um limite do corpo, bem como relativo à atenção e à concentração para assimilação e compreensão do conteúdo, que deve ser reconhecido e respeitado, mantendo-se um equilíbrio. De nada adianta despejar o conteúdo sem oferecer à mente tempo para poder processá-lo e incorporá-lo;

- dedicar-se e se esforçar dentro de suas possibilidades: são ações que promovem sentimento de estar comprometido com sua escolha, buscando assumir suas responsabilidades, o que leva a um aumento da confiança em si mesmo e, consequentemente, da auto-estima e do senso de realização pessoal. O conhecimento não ocupa espaço, é incorporado à pessoa, modificando-a e passando a fazer parte dela. Considerar o real a despeito de idealizações faz com que se tenha expectativas realistas em relação a si mesmo. É preciso lembrar também que ser aprovado ou não no vestibular depende de uma conjunção de fatores que não dependem apenas do adolescente;

- manter-se informado: buscar informações  a respeito do curso escolhido, das faculdades pretendidas, dos vestibulares, de provas, simulados, conversar com pessoas que já estão realizando o curso escolhido podem amenizar a ansiedade relativa às expectativas quanto ao futuro;

- não se isolar: manter relacionamento social e buscar conversar com amigos, familiares, colegas e professores, cujo apoio se mostra fundamental, pode oferecer sustentação ao enfrentamento das dificuldades que podem existir nesse processo. Ainda, compartilhar experiências, identificar vivências similares, sentir-se aceito, acolhido e compreendido auxiliam nesse percurso. Poder falar de seus medos, expectativas, suas pressões e frustrações possibilita reconhecer suas angústias e ansiedades, a partir do que se pode lidar com elas.

Além disso,  a intervenção de um psicólogo também pode contribuir, tanto na questão da escolha profissional, quanto da vivência de todo esse momento da vida do adolescente, promovendo um espaço que promova o autoconhecimento, reflexões a respeito de si mesmo e de suas expectativas futuras, levando a uma assunção consciente de suas escolhas. Ainda, pode contribuir no processo de identificação dos próprios sentimentos e do funcionamento de sua mente, favorecendo o desenvolvimento do pensamento, que propicia dar forma às angústias e ansiedades vivenciadas. É a partir da identificação das próprias emoções, sentimentos e sensações que o adolescente pode reconhecer e desenvolver recursos para atravessar esse desafio que inaugura muitos outros que surgem ao longo de sua vida.

Pode ser conferida no link: https://www.revide.com.br/noticias/portal-revide-da-5-dicas-para-acabar-com-tensao-pre-vestibular/

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