Saúde emocional

Saúde emocional

   No dia a dia, muitas são as informações a respeito dos cuidados em relação à saúde, como ter uma vida mais saudável, como cuidar do corpo, muitas vezes se restringindo a aspectos físicos. Pouco se tem falado, no entanto, a respeito da saúde emocional, ligada à saúde mental, às emoções, ao comportamento das pessoas.

    Fato é que ainda existe muito tabu relativo ao campo da Psicologia, não sendo raro que só se procure um profissional da área em momentos extremos, quando tudo parece ter escapado do controle. A ideia culturalmente veiculada é a de que quem procura um psicólogo está louco. Outra razão que afasta a pessoa do consultório é o medo de se ver dependente de alguém - no caso, do profissional. Há também a justificativa de que é uma fase, que vai passar. Muitas das justificativas possíveis podem servir como resistência à busca de ajuda, mas também podem se associar a um desconhecimento sobre o que é a Psicologia, o que o profisssional da área pode oferecer, em que momentos é indicada a busca por esse profissional.

    A Psicologia está associada à saúde e é para promovê-la que o profissional trabalha, nas mais diferentes áreas de sua atuação, e especialmente na clínica, visando a um desenvolvimento mental/emocional da pessoa/população atendida. O cuidado à mente, às emoções, à vida psíquica é extremamente importante para o não adoecimento da pessoa, é para não ficar louco que se deve procurar essa ajuda profissional. Da mesma forma que se cuida do corpo visando prevenir doenças, há que se cuidar da mente, do comportamento, das próprias emoções, inclusive para se evitar que os conflitos, as crises e os sofrimentos se desenvolvam e/ou se agravem.

    O atendimento psicológico encontra-se associado à imagem de sofrimento psíquico, conflitos, dores, situações de crises... Não há dúvida de que a presença de algum nível de sofrimento é um bom indicador de necessidade de acompanhamento. No entanto, o espaço terapêutico não se limita à descarga/depositário de vivências ruins ou de dificuldades. É um local continente do indivíduo como um todo, em suas fragilidades e potencialidades, perdas, conquistas e superações, voltado à promoção da saúde, desenvolvimento emocional, autoconhecimento e à expansão e ampliação da percepção e compreensão das experiências e dos fenômenos psíquicos. Enfim, um espaço promotor de saúde e de cuidado à saúde emocional.

    E você, está cuidando da sua saúde emocional? Consulte um psicólogo.

Compartilhar: