2 Anos de Luta/ Mutirão

2 Anos de Luta/ Mutirão

Todas as vezes que meus pais fazem aniversário de casamento, minha mãe fala: “Hoje fazemos mais um ano de luta”. Deve ser difícil estar casada tanto tempo. Ainda que o amor seja algo plácido e suave, diferente da paixão, muitas vezes me pergunto como é que um casal se suporta por tantos anos. Casamento é unir pessoas com histórias de vida e educações distintas, cujas famílias têm qualidades e problemas, e buscar, pelo amor, a construção de uma vida comum. Entendo que o casamento não é apenas aquele do homem e da mulher. Existem casamentos profissionais, conjunturais e até emocionais. Quando se constrói uma casa, casamos com os vizinhos, sejam eles bons ou não. Quando escolhemos a escola dos filhos, casamos com os amiguinhos e suas famílias.
Eu acabei de comemorar 2 anos de casamento! Um casamento profissional que preencheu uma parte muito importante da minha vida. Não tenho intenção de ser uma super-star da Medicina ou só me dedicar a ela. Tenho uma filha para criar, tenho família e amigos e QUERO continuar podendo conviver com essas pessoas maravilhosas. Acontece que o trabalho é uma parte tão importante em minha vida que não me imagino sem ele. Amo ser médica e principalmente poder ajudar casais a construírem suas respectivas famílias. Faz sentido, não é mesmo?
Pois bem. O casamento ao qual me refiro é a inauguração do Centro de Reprodução Humana da clínica ana bartmann. Minha clínica já existia/existe desde 2007, porém o trabalho na área de Reprodução Assistida era pequeno, pois só oferecíamos tratamentos de baixa complexidade. Uma grande parte de casais acabavam tendo que ser encaminhados para outros profissionais. Então, em 2010 quando voltei da França, veio a oportunidade de fazer a parceria com a UNAERP e instalar o Centro de Reprodução dentro do Hospital Electro Bonini. Foi nesse período também que comecei a trabalhar como professora da universidade.
Existe no universo uma conspiração a favor das pessoas; eu acredito nisso. Victor Nascimento, nosso embriologista, queria sair de São Paulo e voltar para o interior, perto de sua família. Um dia no ano de 2011, procurou-me para avaliar a possibilidade de trabalho. Passamos a trabalhar semanalmente na confecção dos protocolos que seriam usados em nosso serviço, baseados nos protocolos franceses e brasileiros. Ao fim do mesmo ano, minha irmã decidiu se mudar de São Paulo para Ribeirão Preto. Era a experiência administrativa e o auxílio de que eu precisava. E assim, depois de muita luta, inauguramos não só um laboratório de Fertilização, mas um serviço de Reprodução que atende os casais de forma muito diferenciada. Acolhemos antes de tudo.
Mas não é só isso. Temos pesquisas, temos alunos e estagiários sendo inspirados pelo trabalho que lá é realizado, publicamos artigos científicos. Fazemos congelamento de óvulos e espermatozoides para pacientes com câncer e com isso oferecemos esperança de dias melhores. Congelamos óvulos também por conveniência, pois acreditamos que a mulher tem esse direito. Criamos o ambulatório de Infertilidade Conjugal e oferecemos tratamento com custo reduzido para casais com baixa renda. Enfim, trabalhamos muito, muito mesmo. E somos felizes.
Casamos com essa atividade; casamos eu, minha irmã Ana Cristina e o Victor, nosso embriologista. E já são 2 anos de luta! Uma grande felicidade! Felicidade essa que será coroada no próximo dia 14 com nosso 1º Mutirão.
No Mutirão atenderemos 50 casais para esclarecer as causas do problema, orientar e encaminhar para o tratamento mais adequado. O atendimento é gratuito. Caso seja necessário tratamento, cada casal será avaliado individualmente. Sabemos que maioria não terá necessidade de Fertilização in vitro e sim de orientação adequada. Essa é a ideia. Esperamos você lá!

Mutirão da Infertilidade
Hospital Electro Bonini/ UNAERP
Sábado – dia 14 de novembro – das 8h às 12h

Compartilhar: