Caçadores de orquídeas

Caçadores de orquídeas

Há flores por todos os lados. Há flores em tudo que eu vejo”. Já pensou se algumas ruas e avenidas da cidade fossem realmente assim, como diz a letra do grupo Titãs? Algo que remetesse aos parques da Holanda durante a Primavera? Realmente lá tudo são flores... Mas, voltando ao nosso País tropical, correr em ruas bem cuidadas, com árvores e flores, é realmente de encher o peito e os olhos!



E uma sacada que pode muito bem ser “copiada” para nossas ruas é o que um grupo de São Paulo, dos bairros Higienópolis e Jardins, está fazendo: amarram orquídeas nas árvores com barbantes em ruas e avenidas da capital paulista, como no canteiro central da Avenida Paulista.

A iniciativa partiu de três profissionais de áreas distintas: o advogado, Paulo Visani, a paisagista Adriana Irigoyen e do engenheiro Mario Bertinatto que tiveram a ideia de resgatar orquídeas abandonadas ou que simplesmente eram jogadas no lixo após o período de flores.  

A paisagista explica, na fanpage “Orquídeas na Cidade”, que as orquídeas florescem várias vezes e muita gente não sabe disso, por isso, acabam jogando no lixo as plantas depois que as flores caem. A proposta do grupo é disseminar a prática e criar um legado de plantadores voluntários de orquídeas. Já pensou que legal se o projeto dá certo? “Flores para todos os lados!”

Mas, é necessário ter alguns cuidados para que a amarração da planta dê certo. A dica da paisagista é simples: basta “escolher uma árvore que proteja a orquídea do sol, do vento e da chuva”. Depois é só prender com barbante e molhar uma vez por semana. O legal é que com o tempo as raízes da planta se fixam no tronco das árvores. 

Outra dica importante, que pesquisei em alguns sites de jardinagem, é escolher árvores que tenha o tronco rugoso – isso facilita a fixação da flor. Esse método também dispensa a adubação, pois as orquídeas se nutrem de materiais em decomposição presentes nos troncos.  



A ideia é legal e simples. Ao invés de descartar sua orquídea, amarre-a em uma árvore. Dissemine a ideia e faça algumas ruas e avenidas mais coloridas e mais bonitas. O planeta agradece! E a população também! 

Há uma página no Facebook da iniciativa. A ideia da página é que as pessoas comecem a plantar e divulgar as fotos! https://www.facebook.com/OrquideasNaCidade

Compartilhar: