Delícias sem glúten e sem lactose

Delícias sem glúten e sem lactose

Dias destes fui presenteada por uma amiga com um bolo de laranja com amêndoas. A novidade: era glúten free e zero lactose. Delicioso – no sabor, no aroma e na leveza. Não tenho intolerância ao glúten e confesso que acho bem difícil seguir uma alimentação sem essa proteína, principalmente quando não somos celíacos e a substituição é feita apenas por opção.

Para quem não sabe, a doença celíaca, ainda pouco conhecida no Brasil, é causada pela intolerância ao glúten, aquela proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e todos os derivados (massas, pizzas, bolos, bolachas, salgadinhos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e até doces). Quem sofre dela tem dificuldade em absorver os nutrientes dos alimentos, como as vitaminas, sais minerais e água. Segundo a Acelbra (Associação dos Celíacos do Brasil), os celíacos devem ter uma dieta restrita que não contenha glúten e substituir por outras opções como o uso de farinha de arroz, amido de milho, farinha de milho, fubá, farinha de mandioca, polvilho e fécula de batata.

Alguns sintomas das doenças são diarreia, vômito, perda de peso, inchaço nas pernas, fraqueza das unhas, alterações do ciclo menstrual e até desnutrição. Porém, vale destacar que alguns destes sinais não indicam a doença: o ideal é procurar um médico especialista no assunto e só ele, com exames, poderá fazer um diagnóstico correto da doença.

A publicitária Lívia Martins é uma delas: celíaca e com intolerância à lactose. Após sofrer com alguns destes sintomas e uma bateria de exames, foi diagnosticada com a doença: a vida mudou e a forma de se alimentar também. Doceira por natureza, Lívia se viu obrigada a substituir os alimentos – e os doces! Hoje, o leite e o glúten não fazem mais parte do seu cardápio e a substituição dos derivados do trigo por outros alimentos virou tarefa fácil – mas por iniciativa própria: passou a produzir seus doces, bolos e pães.

E foi assim que resolveu, junto com outra amiga doceira Daiane Cardoso, a produzir doces para celíacos – sem glúten e sem lactose. O problema foi resolvido, a vida voltou a ser feliz, principalmente para quem ama doces e não vive sem. E o melhor, ainda ganhou uma nova profissão. “Tinha dificuldades em encontrar doces gostosos e adequados que priorizassem ingredientes naturais e saudáveis, principalmente para quem precisa de uma dieta restritiva”. E foi assim que a dupla passou a produzir  os próprios doces, seguindo uma dieta balanceada e limitada.

Hoje as vendas aumentaram e o produto ganhou fama – principalmente no famoso boca-a-boca. Não só celíacos, mas a turma do esporte e os mais naturebas que estão abolindo, ou pelo menos tentando, em alguns casos – assim como eu , o glúten. "Criamos um loja virtual como lazer e mesmo sem divulgação começamos a receber pedidos de vários lugares e pessoas diferentes que queriam este tipo de produto”, conta Lívia.

Além dos doces infantis, a dupla produz ainda cupcakes, brownies, pudins, bolos e chocolates - todos sem glúten, sem lactose e alguns sem caseína (aquela proteína encontrada no leite). O novo serviço foi batizado de The Magic Cake. Quem quiser saber mais sobre os produtos clique aqui: www.themagiccake.com.br ou converse com a Lívia, que também aceita encomendas.

Fica a dica para quem necessita de uma dieta restrita! 

Compartilhar: