Cuidados com a pele: como escolher os produtos, montar uma rotina e evitar modismos

Cuidados com a pele: como escolher os produtos, montar uma rotina e evitar modismos

A pele é o maior órgão do corpo humano e é responsável por protegê-lo de fatores externos, como poluição, radiação solar e agentes infecciosos. Por isso, é importante investir em cuidados para mantê-la saudável e bonita. O ponto de maior importância é a segurança. Na escolha dos melhores produtos individualizados para sua pele, o dermatologista é o profissional ideal para ajudar.

Como escolher os produtos para a pele
O primeiro passo é escolher os produtos adequados para o seu tipo de pele, considerando suas necessidades e os seus objetivos. Por exemplo, se você tem pele oleosa, é importante escolher produtos que sejam livres de óleos e que ajudem a controlar a oleosidade. Se você tem pele seca, é importante escolher produtos que sejam hidratantes e que ajudem a repor a umidade da pele. "Um cuidado especial para peles sensíveis é evitar uso de composições ricas em ácidos, corantes e perfumes com alto índice de alergias e irritação. Optar nesse caso por fórmulas hidratantes com composições minimalistas. Se a escolha do cosmético é uma marca nova ou artesanal, é importante que a produção siga as rígidas regras de segurança e higiene da ANVISA", ensina a dermatologista Juliana Idalgo Feres (CRM 140.351, RQE 49844).
 
 

Como montar uma rotina de cuidados com a pele
Uma rotina de cuidados com a pele deve incluir três passos básicos: limpeza, hidratação e proteção solar. "A sequência ideal dos passos da manhã é: primeiro, realizar a limpeza da pele com sabonete ou loção de limpeza; depois, fazer a hidratação com um serum, creme ou cremegel e, por último, a proteção solar com um produto com fator de proteção 30 ou maior. A rotina da noite inclui nova limpeza e a possibilidade de uso de produtos com ativos clareadores e cremes mais densos", explica Dra. Juliana. “O período da noite costuma ser um período de menor exposição ao calor e luz, além de permitir maior tempo de exposição da pele aos ativos”, completa.
 
Cuidado com as dicas de skincare
Hoje, a internet está repleta de dicas de skincare. No entanto, é importante ter cuidado com essas informações, pois algumas delas podem ser prejudiciais à pele. "Sugiro sempre seguir dicas de influenciadores que possuem conhecimento real sobre a pele: os dermatologistas”, orienta Dra. Juliana. Dois produtos a se evitar em qualquer receita caseira de cuidados com a pele: limão e esfoliações muito abrasivas. "O risco de queimaduras e aumento de sensibilidade da pele é muito alto com esses compostos", comenta a dermatologista.
 
Aqui estão algumas dicas para evitar modismos de skincare:
•    Não acredite em tudo o que você vê na internet. Algumas dicas podem ser perigosas ou ineficazes;
•    Converse com um dermatologista antes de seguir qualquer dica de skincare que viu na internet;
•    Comece com uma rotina de cuidados simples e vá adicionando produtos e passos à medida que a sua pele precisar. O importante é manter a constância, a rotina. 

 
"Surgem a cada temporada diversos ativos que auxiliam no cuidado de nossa pele. Mas alguns sinais de envelhecimento, como flacidez, rugas profundas e perdas de volume não são resolvidos com cremes. Então, atenção com promessas milagrosas de cosméticos. O dermatologista pode guiar a escolha de produtos e procedimentos mais corretos para sua pele", finaliza a Dra. Juliana Idalgo Feres. | Angelo Davanço
 
As informações contidas neste post não são um substituto para o aconselhamento médico profissional. Se você estiver com algum problema de saúde, procure um médico.
 
Você pode falar comigo enviando e-mail para [email protected] ou pelo Instagram @angelodavanco

Compartilhar: