Outubro Rosa: Ginecologista fala sobre tipos, prevenção e diagnóstico de cânceres ginecológicos

Outubro Rosa: Ginecologista fala sobre tipos, prevenção e diagnóstico de cânceres ginecológicos

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No entanto, outros tipos de cânceres ginecológicos também são importantes de se conhecer e prevenir.

 

Em entrevista ao blog “Saúde & Bem-Estar”, a ginecologista Bianca Gomes Peixoto (CRMSP 185078 - RQE 99105 e 991051), especialista em cirurgia ginecológica minimamente invasiva e endometriose, falou sobre os tipos mais comuns de cânceres ginecológicos, exames preventivos recomendados, fatores de risco e orientações específicas para o câncer de mama. Confira os principais trechos da entrevista:

 

Quais são os tipos mais comuns de cânceres ginecológicos?
De acordo com dados do INCA, o câncer de mama é o mais incidente no Brasil (com exceção dos tumores de pele não-melanoma), sendo também o câncer que mais mata mulheres no país. Entretanto outros tipos de cânceres ginecológicos são importantes de se conhecer e prevenir, como o câncer de ovário, do colo do útero e o câncer de endométrio, também de incidência considerável,  além do câncer de vulva (parte externa da genitália feminina) e  do câncer de vagina. Cada um com quadro distinto de sintomas e com tratamentos específicos.

Quais são os exames preventivos recomendados para a detecção precoce dos cânceres ginecológicos?
Para o câncer de mama o rastreamento deve ser feito a partir dos 40 anos com a mamografia, que possibilita diagnosticar antes que o tumor se torne palpável. Exceções para pacientes com alto risco, em que o rastreamento deve ser antecipado, sendo a idade e o exame indicado a depender de cada caso, como por exemplo, mulheres (ou com parentes de 1 primeiro grau) com mutação em genes específicos; mulheres com história familiar de câncer de mama em homens ou bilateral (em parentes de primeiro grau ou antes dos 50 anos, entre outros fatores. Já no caso do Câncer do colo do útero  o exame preventivo mais acessível é o Papanicolau, que segundo o Ministério da Saúde deve ser feito anualmente por mulheres com mais de 25 anos e que já iniciaram vida sexual.

 

E como estes cânceres podem ser prevenidos pela mulher?
No caso do câncer de colo do útero, a melhor forma de prevenção é a vacinação contra o vírus HPV e o uso de preservativo. Os cânceres de endométrio e ovário não possuem exame ou método de rastreio populacional indicado. Entretanto para estes e para todos os tipos de cânceres, hábitos de vida saudáveis são sempre uma forma de prevenção, além do acompanhamento ginecológico de rotina para avaliação da história pessoal e familiar e dos sintomas de forma individualizada.

 

“Todos os tipos de câncer podem ser prevenidos através de alimentação saudável, prática regular de exercícios, manter um peso adequado, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e manter os exames de rastreamento em dia. Vale a pena prevenir sempre, com hábitos saudáveis e com os exames recomendados.”
Dra. Bianca Peixoto

 

Especificamente sobre o câncer de mama, quais as principais orientações?
A partir da primeira menstruação, toda mulher já pode começar a se autoconhecer e perceber as mudanças do seu corpo, por isso indicamos que nesse momento as mães levem as filhas ao ginecologista, para explicarmos sobre essas mudanças físicas e hormonais. O exame das mamas está incluso anualmente na consulta rotineira com o ginecologista, e caso seja notada alguma alteração, são feitos exames adicionais e o encaminhamento ao mastologista. Os sinais de alerta nas mamas são nódulos, pele avermelhada, pele retraída ou com aspecto de casca de laranja, alterações nos mamilos, nódulos nas axilas ou saída de líquido transparente, avermelhado ou amarelado pelos mamilos. O mais importante neste momento é orientar nossa população sobre as formas de prevenção, chamar atenção para os exames de rastreamento e consequentemente para o autocuidado e assim promovermos saúde. | Angelo Davanço

 

>> As informações contidas neste post não são um substituto para o aconselhamento médico profissional. Se você estiver com algum problema de saúde, procure um médico.

 

Você pode falar comigo enviando e-mail para [email protected] ou pelo Instagram @angelodavanco
 

Compartilhar: