Conhecimento compartilhado

Conhecimento compartilhado

As constantes transformações da comunicação e do mercado nos obrigam a não fechar os olhos para as mudanças e as novas possibilidades. Particularmente, sempre gostei de testar novas alternativas e inventar projetos, ou recuperar iniciativas que ainda podem render bons frutos. A equipe da Revide que o diga: cada dia apareço com uma ideia nova, que todos me ajudam a tirar do papel.

Essa reinvenção constante, uma inquietude que sempre me habitou, tornou-se mais frequente e intensa com o passar dos anos e a modernização da comunicação. Diante de tantas evoluções dos novos mecanismos de produção de conteúdo e divulgação de notícias, estamos sempre navegando em um mar de águas incertas. Será que o papel vai acabar, a curto prazo? Será que as empresas de comunicação irão se sustentar apenas com as ferramentas digitais? O que será do jornalismo – e, principalmente dos estudantes que ainda se aventuram no estudo da profissão?

É fato que todos esses questionamentos trazem consigo certa insegurança. Não é fácil manter o pique e o ânimo sabendo das irregularidades do mercado. Tempos difíceis que nos fazem trabalhar da mesma maneira que dirigimos na neblina: sem conseguir enxergar o que vem pela frente.

Apesar de tanta incerteza, nunca me furtei a buscar alternativas. Talvez seja uma persistência e uma intensidade que nasceram comigo, mas que sempre acreditei serem fundamentais para o processo de renovação e constante crescimento de qualquer pessoa. Resiliência, sempre repito, é palavra de ordem para atravessar as instabilidades da vida.

Foi pensando em todo esse cenário da comunicação que deixa tanta gente atônita, que a Revide decidiu promover dois dias de curso com a jornalista Isabela Sperandio, responsável pela estratégia de otimização de buscas do conteúdo produzido pela Editora Abril. Isabela trabalha há quase dois anos no grupo e se especializou em organizar as informações das notícias e reportagens para que as publicações tenham melhor desempenho nos buscadores on-line, como o Google.

Esse processo é fundamental nesse período de transição, já que precisamos, cada vez mais, criar páginas e conteúdos que sejam “relevantes” aos sistemas de busca da internet, o que facilita a vida dos internautas: se estamos melhor posicionados no Google, por exemplo, que é a principal ferramenta para esse tipo de ação, temos mais chance de sermos encontrados – e lidos – por quem está navegando pela rede.

Na Revide, conseguimos melhorar, e muito, o desempenho do Portal e de nosso conteúdo no mundo virtual, mas, em um planeta em constante transformação, é preciso estar em também constante aprendizado. 

Acredito, porém, que é importante ir além disso, propondo parcerias sustentáveis e compartilhando o conhecimento que adquirimos. A vinda da Isabela a Ribeirão Preto e o curso que a Revide realizou para mais de 50 profissionais e estudantes da área de comunicação é apenas um pequeno exemplo do que podemos oferecer e construir de forma conjunta, sem monopolizar dados e conteúdo.

Tenho convicção de que para enfrentarmos esse período de incertezas e de instabilidades no mercado, quanto mais trabalharmos juntos, buscando caminhos integrados, melhores serão a chances de termos sucesso, não apenas ajudando na informação, mas, fundamentalmente, na formação de leitores e cidadãos. 

Compartilhar: