Impressa e confiável

Impressa e confiável

Muito se fala sobre a transformação da comunicação na direção do mundo digital. Pouco reconhecemos, no entanto, o peso e o valor que têm as publicações impressas, diante de toda a história construída em papéis.

Até meados de 1400, a maior inovação no mundo da comunicação havia sido a invenção da prensa, por Gutenberg, que permitiu a publicação e reprodução de livros — sendo a Bíblia o primeiro deles. De lá para cá, as revoluções passaram a ser mais rápidas, frequentes e intensas. Difícil precisar quantas modificações nos recursos dos smartphones, por exemplo, presenciamos em apenas dez ou 20 anos. As transformações, agora, acontecem, fundamentalmente, em períodos mais curtos. E nós buscamos acompanhar todas elas.

Nos últimos anos, a quantidade de conteúdo disponibilizado on-line cresceu e a audiência migrou para as telas do mundo virtual. Como consequência, anunciantes também decidiram investir nas plataformas digitais, como as redes sociais, aplicando no Facebook, por exemplo, o equivalente ao que era destinado a rádios, TVs, jornais e revistas.

Como acontece com todas as mudanças recentes, tendemos a acompanhar as novidades sem muito tempo para refletir sobre o que representam e aonde chegarão. Surfamos na onda das mudanças, tentando absorver o que surge, como se não tivéssemos muito tempo, ou, simplesmente, porque não queremos ficar para trás.

Tenho para mim, no entanto, que é sempre importante voltarmos os olhos para nosso contexto e nossa história. O presente, invariavelmente, é construído em cima de um passado. 

Atualmente, a Revide é o único veículo impresso semanal da região de Ribeirão Preto, mas essa não foi uma característica que conquistamos do dia para a noite. São 32 anos de trabalho e empenho na consolidação desse projeto em que, particularmente, acredito muito.

Ao longo desse tempo, buscamos levar aos leitores informação e opinião de qualidade sobre o que ocorre de relevante na região, trabalhando, diuturnamente naquilo que reproduzimos.

Tenho convicção de que essa história, assim como de qualquer veículo de comunicação que se faz presente na formação social, precisa ser levada em consideração. Revistas potencializam a informação e a educação e podem, também, intensificar os resultados positivos de campanhas publicitárias.

A pesquisa Ipsos, por exemplo, mostra que a inclusão do meio revista dentro de uma campanha planejada inicialmente só para a TV pode elevar o nível de reconhecimento da campanha em 11% e o de intenção de compra em 38%. Esses são dados que não devem ser desconsiderados.

Tendemos a virar as costas para aquilo que já estamos acostumados, inebriados pelas novidades. Por mais prazeroso que seja desbravar o mundo novo, não podemos ignorar o que nos levou até ele. E o que, potencialmente, ainda pode nos levar muito longe.

Imagem: Michael Marten

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