Informação Cotidiana

Informação Cotidiana

Desde fevereiro, a Revide tem apresentado uma novidade aos leitores. O Caderno Cotidiano, com 16 páginas de conteúdo relacionado a Ribeirão Preto, reúne as principais informações da cidade, com destaques variados e em um formato diferente: as páginas são impressas em papel jornal, diferente do corpo da revista, para lembrar a leitura do dia a dia.

Quando decidimos reformular o projeto gráfico e editorial da Revide e inserir o Caderno Cotidiano, a ideia foi reforçar a prática do jornalismo, apresentando temas de relevância ao município. Criamos um projeto específico para abordar grandes reportagens que façam a diferença na vida dos ribeirãopretanos, com um viés diferenciado do que costumeiramente apresentamos na Revide. Também acrescentamos seções inéditas nas páginas da revista que lembram aquela leitura de jornal: obituário, palavras cruzadas, notas de bastidores de política, uma lista da semana, além do Patrulha, que estabelece um diálogo direto com o leitor, retratando os problemas que o aflige.

Dessa forma, ampliamos o leque a quem lê a revista: é possível se entreter com reportagens de comportamento, gastronomia e cultura, mas também ampliar a visão analítica da cidade nesse encarte.

Sempre acreditei na informação e na educação como ferramenta de transformação da sociedade. Talvez seja esse o motivo que me faça estar há 32 anos à frente de uma empresa de comunicação, buscando inovar e criar novas possibilidades de oferecer conteúdo. A mudança do mundo tem, fundamentalmente, mudado o comportamento de todos nós, o que fez com que o jornalismo precisasse sair da zona de conforto e iniciasse um profundo processo de reinvenção.

Em meio a tanta dúvida sobre a continuidade do papel impresso e sobre o futuro das revistas e jornais, é fato que a jornada de quem trabalha em mídia não tem sido tranquila. Cada dia surge uma novidade que, por vezes, é encarada como ameaça ao futuro dos profissionais de imprensa. Desde a redução no hábito da leitura às novas tecnologias. Navegar nessa águas turbulentas da modernidade tem sido desgastante, mas, ao mesmo tempo, é uma tarefa que nos faz descobrir novas oportunidades — claro, depois de alguma pesquisa.

A mudança da Revide resgata um jornalismo feito por nós há cerca de duas décadas, quando a maior parte do conteúdo da revista era baseado em factuais e temas mais intensos do cotidianos. Agora, percebemos um interesse crescente pelos temas ligados à comunidade e que afetam o dia a dia de quem vive no município. Capas produzidas para o Caderno Cotidiano já destacaram a violência contra a mulher, os buracos na cidade e o aumento do empreendedorismo, por exemplo. Nesta edição, retomamos um importante tema para Ribeirão Preto: o Aquífero Guarani.

Tenho convicção de que em meio a tanta desinformação que circula, especialmente pelas redes sociais, é nosso papel, enquanto veículo de comunicação de credibilidade, chancelar uma informação qualificada e oferecer aos leitores a garantia de que aquele conteúdo foi apurado e construído com responsabilidade.

A tarefa não é simples, mas estamos muito empenhados em realizar transformações que possam incentivar a leitura e o senso de comunidade, divulgando aquilo que acontece em torno do cidadão. Com o Caderno Cotidiano damos mais um passo nesse sentido — que já era alvo de nossa dedicação desde a publicação de notícias em tempo real com o Portal Revide, há quatro anos.

Depois de mais de 30 anos ativos na cidade, posso garantir que não vamos parar por aqui: a inércia é a grande inimiga da evolução e, se depender da Revide, continuaremos a modernizar e transformar os formatos de comunicação, seja na revista semanal, seja no Portal de notícias ou em publicações segmentadas. Para se manter em equilíbrio, nesses casos, é preciso se manter em movimento. 

Compartilhar: