Inspiração - Duarte Nogueira

Inspiração - Duarte Nogueira

O prefeito Duarte Nogueira é um homem comprometido com o trabalho e tem uma rotina agitada. Administrar uma cidade do porte de Ribeirão Preto não é tarefa fácil e, como já tive a oportunidade de compor um governo municipal, posso afirmar que exige dedicação. Nesta semana, pedi para que o prefeito encaminhasse algumas sugestões do que tem acompanhado culturalmente: livros e filmes que são sinônimos de distração e relaxamento, mas, também, transformam-se numa oportunidade de ampliar o leque de referências. As dicas são bacanas, vale a pena conferir. 

“Assisti a dois filmes que me chamaram muito a atenção. O primeiro deles, o ‘Coringa’, com a interpretação magnífica do ator Joaquin Phoenix. Mesmo com essa interpretação impecável, achei o filme sombrio demais, porém, revela como a natureza humana, na sua loucura, encontra sempre fundamentos de onde se originaram comportamentos desconcertantes, como o personagem apresenta no filme, diferente da maioria.

 

 

 

O segundo filme a que assisti se chama ‘1917’. Além do aspecto de provocar a sensação de que as cenas foram gravadas com uma única tomada, do início ao fim, o filme me lembrou muito a famosa ‘Mensagem a Garcia’, escrito por Elbert Hubbard. Nesse ensaio, um militar chama seu subordinado e ordena entregar uma mensagem do presidente estadunidense McKinley ao general Calixto Garcia Íñiguez, líder das forças rebeldes cubanas durante a Guerra Hispano-Americana. Ele não pergunta quem é ou onde está Garcia. Uma lição de perseverança e de amor. 


 

Livros, no momento, estou lendo três. Um deles sobre introdução à economia, do Gregory Menkel, muito interessante. Também estou lendo “A Bíblia King James”. Esse estudo interpreta os trechos dos 66 livros que compõem a Bíblia. É bastante interessante pelo ponto de vista histórico e o contexto em que essas escrituras foram preservadas ao longo de mais de 2 mil anos. Por fim, estou lendo ‘Escravidão’, do escritor Laurentino Gomes. Nesse primeiro volume, ele aborda o leilão de escravos que ocorria em Portugal, contando a história da escravidão no Brasil até a morte de Zumbi dos Palmares”.

 

 

 

 

 

Compartilhar: