Inspiração - Heliana Palocci

Inspiração - Heliana Palocci

A bióloga e doutora em educação Heliana Palocci é, antes de tudo, uma educadora apaixonada pelos livros, pela cultura e pelo conhecimento. Nos últimos 30 anos, dedicou-se com afinco à formação de quase três gerações de jovens que hoje são médicos, arquitetos, jornalistas e tantas outras profissões. Hoje, está dedicada a uma quase aposentadoria, mas continua se dedicando às leituras, aos filmes, a séries e a viagens. Aqui, algumas dicas preciosas de quem ama o conhecimento e acredita que a educação ainda é a mais revolucionária mudança que o nosso país necessita. 

As intermitências da morte, José Saramago
As “Intermitências da morte” carregam a genialidade de Saramago. Ninguém mais morre. A princípio seria muito confortável, mas uma sequência de dificuldades insiste em atrapalhar esse conforto. Saramago provoca, encanta e nos obriga a sairmos do conforto das ideias inéditas. A morte, a vida, a trajetória de conflitos e a dialética desse autor ateu e profundamente humano. As “Intermitências da morte” revelam um Saramago em toda sua grandeza: fraterno, coletivo, simples e ousado.

 

 

 

Sobre o autoritarismo brasileiro, Lilian Schwarcz
Somos tolerantes? Lilian Schwarcz nos obriga à análise profunda sobre nosso autoritarismo. As raízes históricas nos carregam a direções desconfortáveis. Como nossa história desvenda as mazelas de uma herança perversa de escravidão? Conhecer e entender nossas origens nos ajuda a digerir o presente amargo. Quem sabe até tenhamos coragem de nos unirmos em torno de um futuro menos perverso. Um livro essencial para a compreensão do Brasil contemporâneo.

 

 

 

As filhas do capitãoMaria Dueñas
Crimes, intrigas, fofocas, alegria e sonhos tornam a taberna El Capitão um lugar de se acontecer, de ser, de viver e de morrer. Leitura agradável e envolvente, desperta posicionamentos sobre os acontecimentos. 

 

 

 

Zorro, Isabel Allende
As missões espanholas, a agitação das tropas napoleônicas. As contradições humanas estampadas na narrativa. “Zorro” nos conduz a um mundo mágico, trágico, real e dolorido. 

 

 

 

Fábulas Italianas, Italo Calvino
Delicioso, fantástico, bem-humorado. Uma série de contos e fábulas. Um passeio agradável por histórias de fadas, ogros, reis, magos, cavaleiros e tudo o que pudermos imaginar. Uma leitura fácil e um convite à diversão. “Fábulas Italianas” nos remete ao mundo do imaginário, aos tempos de fantasia.

 

 

 

Pontos de fuga, Milton Hatoum
Segundo volume da trilogia "Um lugar mais sombrio". Milton Hatoum é tão brasileiro e tão amazonense que consegue transformar histórias singulares em temas universais. Uma narrativa que passeia por São Paulo e por Brasília. Inundada de personagens, faz emergir um cenário da ditadura e revela o cotidiano simples, monótono e construído de dramas. Os sonhos emergem e serpenteiam a amarga realidade.

Compartilhar: