Inspiração para a vida

Inspiração para a vida

Quando comecei a desenvolver o projeto da Revide Ancienne, meu objeto de pesquisa era o universo dos 60+, já tão perto da minha realidade.

Nessa etapa, é muito difícil pensar em planos para os próximos cinco anos. O máximo que nos permitimos é programar o fim do ano em que estamos e as próximas férias. Acho que isso é, inclusive, algo muito particular ao nosso país e que já está na nossa cultura: não pensar no amanhã.

O tempo tem nos provado que tudo passa rápido demais. Como disse o grande poeta Mário Quintana, quando a gente vê, já está com 50 anos. Com saúde, mais da metade de uma vida.

Naquele momento dos estudos para o lançamento da revista, o que encontrei foi uma avalanche de informações que chegavam todos os dias pela mídia, provando que estamos virando um país de velhos, que a população brasileira está envelhecendo a passos largos.

Nessa pesquisa e nesse meu envolvimento com o tema, acho que uma das boas notícias sobre o assunto, dentre tantas outras boas que contamos nas primeiras edições da revista — novas descobertas da ciência para chegar ao fim da vida com qualidade e saúde —, foi a comemoração dos 90 anos da grande atriz Fernanda Montenegro.


“Tudo vai se harmonizando para a despedida inevitável. Inarredável. O que lamento é a vida durar apenas o tempo de um suspiro. Mas acordo e canto”.  

Fernanda Montenegro


Uma observação positiva para quem trabalha com notícia foi ela ter sido capa dos principais jornais do país em razão desse aniversário.

Em meio a tantas más notícias, estava ela, toda empoderada, na capa de grandes jornais e sites, em meio às notícias de economia, política, com direto a todas as rugas e cabelos brancos, provando que é possível chegar aos 90 anos com vitalidade, trabalhando e, mais do que isso, pronta para a vida.

Só neste ano, teremos oportunidade de ver a grande Fernandona participando de três filmes. Lançou um livro em que conta essa história de vida e pode, mais uma vez, estar na cerimônia do Oscar representando o filme “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, que foi selecionado para representar o Brasil entre os possíveis indicados à premiação.

A história da Fernanda Montenegro mostra aquela trajetória de vida que nos dá vontade de seguir o exemplo. Em uma das entrevistas, ela se diz uma sobrevivente que teve a coragem de não se acovardar. “Cada dia com a sua agonia”, afirma. Quem quiser saber mais sobre essa mulher que inspira a todos e que queiram chegar aos 90 anos com muita vontade de viver bem, pode assistir à entrevista da atriz no programa Conversa com Bial. Além disso, há bons artigos sobre ela na revista 451 e em toda a mídia nacional.

Para mim, fica um exemplo de uma vida digna, uma mulher que conseguiu vencer preconceitos, uma profissional que tem um amor profundo pelo que faz, que construiu uma família e uma teia de amigos e admiradores que têm na sua vida um exemplo a ser seguido. 

Compartilhar: