Na crise, a oportunidade

Na crise, a oportunidade

Em meados do primeiro trimestre de 2019, a mídia nacional já divulgava a queda na confiança dos empresários e dos empreendedores na economia do Brasil. Os indicativos de que teríamos um bom desempenho estavam cada dia mais rebaixados.

 A Folha de S. Paulo chegou a estampar uma manchete afirmando que as empresas projetavam a retomada da economia para apenas 2020. Ou seja: o ano que começava já nascia morto do ponto de vista orçamentário.

 O presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, chamava a atenção para o conflito entre os poderes — Legislativo, Executivo e Judiciário. Dizia ele que essa guerra desviaria o foco das questões principais do país. E parece que Fernando tinha razão: os problemas continuaram e a economia segue estagnada. 

 Naquele momento, poucos acreditavam na melhora dos números e a expectativa se confirmou no começo desse mês de agosto. Mas como seguir sobrevivendo em um país desesperançoso, sem possibilidades de melhora a curto — ou quem sabe até médio — prazo? Como criar forças para dar continuidade a projetos quando o mercado está em recessão, sem o vislumbre de novos investimentos?

 Particularmente, sempre acreditei na inovação como palavra de ordem para superar obstáculos. Aqui na Revide, busco implantar esse pensamento nessas mais de três décadas de trajetória e seguimos fazendo dessa maneira. Não vejo outra possibilidade: manter-se em movimento para não estagnar. 

Inicialmente, lançamos uma revista direcionada ao público 60+ de Ribeirão Preto. Uma publicação mensal que está disponível apenas impressa, sem versão digital, pois acreditamos na importância do papel como referência perene de conteúdo. A ideia nasceu no primeiro trimestre, foi amadurecida e culminou no lançamento da primeira edição em julho. A ideia é distribuir a partir de um nicho, a um público direcionado e interessado no conteúdo, o que favorece leitores e anunciantes. 

Agora, também nesse segundo semestre, para comemorar os 33 anos da Revide, criamos uma edição da revista semanal destinada a mostrar os bons exemplos e as boas ideias de quem continua acreditando em empreender no Brasil, diante desse cenário tormentoso que exige, de todos os gestores, criatividade. 

Nessa edição especial, faremos um recorte econômico dos últimos cinco anos, iniciando pelo fatídico 2015, passando pelas transformações do mercado ao longo do tempo e as iniciativas de empresários que conseguiram se reinventar frente às adversidades.

Vamos debater o que houve com nosso país, com o Estado de São Paulo — costumeiramente o último a entrar em crises — e com Ribeirão Preto, que também vivenciou grandes escândalos políticos, além dos reflexos da recessão econômica.

Mostraremos a história de 35 empresas que se recriaram e cresceram em pleno momento conturbado do Brasil. Vamos tratar de quem soube ver na crise, uma oportunidade. E, assim, ajuda a reconstruir o nosso país. 

Será uma edição para ler e ter como referência, sabendo que as boas ideias podem — e devem — ser absorvidas e levadas adiante. 

Compartilhar: