A nossa casa

A nossa casa

Gosto muito do fato de os seres humanos continuarem a aprender com o passar do tempo, sem nunca assumir sabedoria absoluta — seja pela idade ou pelo nível de graduação. Eu, particularmente, tenho uma relação visceral com o conhecimento e um grande prazer em descobrir novos conceitos ao longo da vida. 

Foi essa vontade de conhecer o novo que me motivou a presidir, por sete anos, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e que, mais tarde, fez com que eu assumisse o cargo de secretária municipal de Infraestrutura, iniciando projetos e desbravando oportunidades que até então eram desconhecidas para mim.

Além das experiências que busco adquirir ao longo da vida, possuo uma lista de leituras para aprofundar o conhecimento naquilo que gosto. Entre meus assuntos de cabeceira estão a tecnologia e a saúde, que muito me chamam a atenção.

Um dos últimos livros que li foi “Alimentação Desintoxicante – Para ativar o sistema imunológico”, da química Conceição Trucom. Sou um tanto avessa a tratamentos alopáticos e evito tomar remédios a menos que sejam extremamente necessários. Prefiro, no meu dia a dia, privar por uma boa alimentação e hábitos saudáveis — inclusive com o acompanhamento da nutricionista e querida amiga Milene Ferronato, que me ajuda a manter uma rotina adequada.

Com o livro, soube ainda mais o quanto é preciso que cuidemos de nossa primeira casa — ou seja, nosso próprio corpo. É preciso estabelecer uma relação de atenção a tudo aquilo o que depositamos em nós mesmos, seja por meio de alimentos ou pensamentos. A forma como tratamos o nosso corpo é fundamental para determinar como vivenciaremos as experiências e como transitaremos pela vida.

Quantas vezes deixamos a rotina agitada e a correria cotidiana tomarem espaço, sem prestar atenção em tudo o que estamos consumindo? Aqui, inclusive, cabe uma observação: consumir algo não diz respeito apenas ao que ingerimos, mas a tudo que assimilamos diariamente, seja em momentos de relaxamento, de lazer, de introspecção, em contraposição ao que precisamos evitar, que são os picos de stress, nervosismo e preocupações.

Durante toda minha vida tive certa preocupação com os bons hábitos, comendo bem e praticando exercícios com regularidade. Mas é impressionante o quanto precisamos estar sempre alerta para esse tipo de cuidado. Conversas com a nutricionista e leituras como a que fiz podem nos ajudar voltar para a Terra, oferecendo cuidado a tudo aquilo que tem, realmente, importância, que é nossa própria vida. 

Compartilhar: