O bom sono

O bom sono

Esses dias tenho refletido sobre a dificuldade em ter uma boa noite de sono durante um momento complicado como a pandemia e as dificuldades que surgiram a partir da Covid-19, nos mais diferentes ramos da vida de cada um de nós.

Tem noite que é difícil separar os aborrecimentos do dia da necessidade de ter um bom descanso. Prestes a dormir, tudo parece mais difícil do que realmente é e, na verdade, pouco podemos fazer para resolver os problemas quando chegam as altas horas. A decisão mais racional e saudável é fazer um grande esforço para conseguir descansar e ter, de fato, uma boa noite de repouso para, no dia seguinte, com as energias recarregadas, buscar resolver as dificuldades.

Especialistas são unânimes quanto à importância do sono. No livro “Por que nós dormimos?”, do neurocientista Matthew Walker, o autor discute os benefícios cientificamente comprovados de uma noite de descanso.

Algumas dicas práticas do escritor podem ajudar a desacelerar para dormir: 1) fugir do álcool no fim do dia: apesar de bebidas alcoólicas até ajudarem a relaxar, elas não induzem ao repouso natural, mas causam um sono mais fragmentado e a sensação de exaustão no dia seguinte; 2) estabelecer uma rotina: deitar e levantar sempre à mesma hora cria um ciclo e evita períodos de sonolência durante o dia; 3) tomar um banho quente antes de se deitar: a água quente dilata os vasos na superfície da pele, reduzindo a temperatura corporal, o que pode gerar de 10% a 15% mais tempo de sono profundo; 4) usar o modo noturno dos eletrônicos: as telas de LED do celular, da TV e do computador enviam um aspecto cromático de luz que reprime a melatonina (hormônio responsável por “informar” ao cérebro a hora de ir dormir) e atrasa a sensação de sonolência.

É bem verdade que as preocupações cotidianas oscilam de acordo com a gravidade de cada uma delas e, eventualmente, o sono pode, realmente, ir embora, especialmente diante de tanta adversidade trazida pela Co[1]vid-19. Mas, quando a insônia já virou rotina, as dicas podem ajudar a mudar alguns hábitos e, quem sabe, melhorar o descanso, aumentando a qualidade de vida. Não custa tentar, afinal, já que os dias andam difíceis, que nossas noites, pelo menos, sejam leves.

DICAS PARA UMA BOA NOITE DE SONO

Fuja do álcool no fim do dia

Estabeleça uma rotina

Tome um banho quente antes de se deitar

Use o modo noturno dos eletrônicos

 

FOTO: Gregory Pappas / Unsplash (Banco de imagens)

Compartilhar: