O valor da informação

O valor da informação

Quanto vale a leitura de uma revista? Quanto vale estar informado sobre os acontecimentos que te rodeiam? E quanto vale, para uma empresa, estar presente em um veículo de comunicação com credibilidade? Difícil falar em valores brutos. Tudo isso tem um custo que não é estimado na ponta do lápis, mas, sim, pela relevância que se constrói na formação de uma sociedade. Neste século XXI, aprendemos a colocar preço em tudo — e todos —, sem levar em conta a dimensão do que foi construído. Uma dimensão que não pode ser medida em números.

Há 32 anos, a Revide é distribuída gratuitamente pela região de Ribeirão Preto. Ao longo dessas mais de três décadas, a periodicidade mudou, o conteúdo se transformou e os formatos foram inovados e alterados conforme a demanda e as necessidades que se apresentavam. O que permaneceu, durante todo esse período, no entanto, é o fato de publicarmos uma revista que pode ser lida e acompanhada de graça. Até mesmo nosso portal de notícias, que hoje é uma das principais referências, tem acesso aberto e ilimitado.

Quando você recebe a revista em casa, ou acessa o portal, talvez não imagine a quantidade de esforço que é empregado na elaboração de cada conteúdo e na criação de nossos projetos. Pode passar despercebido, mas remuneramos uma equipe de profissionais, gastamos com equipamentos, impressão e logística de entrega. Uma conta que não fecha, se pensarmos que não cobramos nada de leitores e internautas. E como fazer isso?

É fato que a atual instabilidade política e econômica tem comprometido investimentos e rendimentos no mercado da comunicação. Muito dessa queda tem a ver com a ascensão das mídias sociais e das grandes corporações digitais, que abocanharam uma parcela considerável do mercado publicitário em todo o mundo. Não é difícil encontrar quem prefira publicar um anúncio no Facebook em vez de investir em uma mídia de relevância na cidade, no Estado ou no País. O que a Revide faz, no meio de tudo isso, é buscar parceiros que também acreditam na boa informação e no bom jornalismo, além de dimensionar a importância de uma sociedade bem informada. Parceiros que, mesmo diante de “negócios da China” disponíveis na internet, têm a consciência de que investir em credibilidade é o que pode fazer a diferença em um mercado tão competitivo e avassalador.

Muitos amigos me perguntam como a Revide consegue sobreviver por tanto tempo em meio às tormentas do país. Não posso dizer que é fácil manter uma empresa por mais de 30 anos nesse Brasil, em que mais da metade dos empresários não consegue completar cinco anos à frente de algum empreendimento. A resposta para nossa trajetória de sucesso está na resiliência e em alguns princípios básicos sobre os quais estamos construídos e que não abro mão.

Acredito na educação como principal agente transformador de uma sociedade. Estar educado é, fundamentalmente, estar bem informado sobre os rumos e as transformações do local em que vivemos. É ter conhecimento do que está à nossa volta e ter a capacidade de formar uma opinião crítica sobre qualquer tema que se apresente. 

Aqui na Revide, acreditamos na força do jornalismo. Investiremos ainda mais neste ano que começa. Teremos projetos para informar e formar, seguindo nosso compromisso estabelecido lá nos idos de 1986. Para continuarmos a fazer isso, vamos seguir com os parceiros interessados em fomentar a comunicação, garantindo sua existência por meio da mídia de relevância e credibilidade. Porque lamentar o fechamento de veículos de comunicação é simples e solidário, mas contribuir para que continuem a existir é um exercício um pouco mais complexo — embora não pareça. 

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