Saber e pertencer

Saber e pertencer

Sempre tive a convicção de que a educação é um poderoso elemento de transformação da sociedade. Quanto mais temos conhecimento, mais podemos nos manifestar a favor de mudanças e compreender o contexto em que vivemos.

Construí minha vida e minha história em Ribeirão Preto e sempre busquei estreitar meus laços com a cidade para me enraizar, de vez, por aqui. Tenho em mim um sentimento de inquietude que busca a mudança naquilo que ainda não é visto como adequado e acredito que a sensação de pertencimento ao ambiente em que vivemos aflora a ação: quando fazemos parte, de fato, do meio, temos a intenção de fazer com que ele seja melhor.

É por acreditar tanto na educação e nesse senso de pertencimento que tivemos a ideia de realizar um projeto voltado a agentes transformadores: as novas gerações. A Revide publicará um livro que contará a história de Ribeirão Preto às crianças. A ideia é fazer uma publicação lúdica, que relembre os principais acontecimentos e as mudanças da cidade ao longo de mais de 160 anos. Um projeto inédito na cidade, que há muito pensamos em realizar.

Nos últimos anos, editamos alguns livros que foram muito bem recebidos por leitores e parceiros. Em 2018, publicamos duas obras: “Uma paixão Centenária”, sobre os 100 anos do Botafogo de Ribeirão Preto, e “Recortes de uma história”, sobre os 162 anos do município. Antes, já havíamos editado uma publicação sobre o Theatro Pedro II, contando a história de um dos maiores e principais teatros de ópera do Brasil.

Em nosso portfólio, faltava algo destinado aos pequenos. Faltava a realização de um projeto que tivesse uma linguagem específica com o objetivo de mostrar às crianças a história da cidade em que vivem e onde suas famílias construíram histórias.

Nos últimos 33 anos, a Revide tem relatado os acontecimentos do município periodicamente — hoje, somos a única revista semanal da cidade. Em tempos de crise econômica (e crise na comunicação), tem sido uma batalha cada vez mais árdua para tirarmos ideias do papel e continuarmos a prosperar no mercado.

O que nos move, a despeito das dificuldades financeiras e instabilidades no país, é a certeza de que o jornalismo pode ajudar a formar cidadãos que pensem um mundo mais sustentável e um melhor ambiente para que todos possam viver.

Contamos, em mais de três décadas, a história da cidade e dos personagens que dão vida a esse município. Agora, é a vez de retratarmos essa realidade às crianças, para que cresçam com o sentimento de pertencimento a essa grande cidade — um trabalho, inclusive, que já vem sendo feito por muitas escolas que possuem ações para mostrar aos alunos como Ribeirão Preto foi construída.

Espero que esse projeto consiga atingir um grande número de pequenos e que ajude a fazer a diferença na formação de cada um.

Compartilhar: