Sempre em movimento

Sempre em movimento

Desde criança, nunca fui muito fã de desenhos animados: preferia recorrer aos livros como passatempo. Mais recentemente, no entanto, descobri algumas produções cinematográficas bem interessantes e divertidas. Ainda que destinadas ao público infantil, é certo que há referências e piadas que caem muito bem aos adultos.

Um dos meus personagens preferidos desses filmes é a Dory, de “Procurando Nemo”, da Disney. Uma peixinha que sofre de perda de memória recente e que ajuda na busca pelo protagonista, que dá nome ao longa. Engraçada, Dory representa a leveza em tempos difíceis: enquanto Marlyn está desesperado com o sumiço do filho Nemo, ela ameniza a tristeza com esperança. E repete, incansavelmente: “para achar a solução, continue a nadar, continue a nadar”. 

Continuar a nadar é a metáfora perfeita para o que todos nós temos feito, invariavelmente, nessa intensa crise que tarda a acabar. Em um cenário desesperançoso, de tristeza e melancolia, é certo que ficam mais difíceis as tarefas cotidianas e as intempéries pelas quais passamos diariamente. Dizem que o Brasil é para os fortes e talvez essa frase nunca tenha feito tanto sentido.


As atividades físicas proporcionam bem-estar prolongado, não apenas imediatamente depois da prática. por cultivar esse hábito há décadas, consigo perceber que a rotina me manteve no prumo ao longo dos anos e, hoje, posso colher os benefícios


Em momentos complicados, quando os problemas se multiplicam e as soluções parecem não existir, cada um de nós precisa encontrar motivações e estímulos para “continuar a nadar”. A minha forma de não esmorecer diante das adversidades é, inclusive, semelhante à da Dory: continuo, sempre, em movimento.

Os exercícios físicos são, ao longo de muitos anos, a melhor maneira que encontrei para manter a excitação pela vida. Costumo acordar diariamente por volta das 5h e minha primeira atividade é ir para a academia: seja para correr ou fazer musculação. A liberação das boas sensações que o exercício do corpo oferece faz toda a diferença para passar um dia com mais tranquilidade e empolgação.

Credito às atividades físicas, inclusive, o bem-estar prolongado, não apenas imediatamente depois da prática. Como cultivo o hábito há décadas, consigo perceber que essa rotina me manteve no prumo ao longo dos anos e que, hoje, posso colher os benefícios: graças a ela, a passagem do tempo não tem sido tão pesada e tenho prolongado a saúde do corpo e da mente.

Não há como negar que os problemas aparecem aos montes e que precisamos encontrar mecanismos para evitar que a situação vire um cenário de terra arrasada. Ter hábitos saudáveis e fugir do peso da rotina diária são, fundamentalmente, medidas que podem ajudar a manter uma vida mais plena. 

*Imagem reprodução Disney

Compartilhar: