Capela Sistina

Capela Sistina

Gráfico das PinturasTeto Capela

O Teto da Capela Sistina é um afresco ( pintura feita sobre uma argamassa de cal e areia) de Michelangelo realizado entre os anos de 1508 e 1512 na Capela de mesmo nome localizada no Vaticano.


Mesmo olhando pelo computador, conseguimos ficar maravilhados com a obra de 680 metros quadrados que, incrivelmente, levou apenas 4 anos para ser realizada pelo artista. Curiosamente, o autor considerava-se escultor e relutou em aceitar o pedido do Papa Júlio II.


São nove painéis com grandes pinturas e cenas que ressaltam quatro imagens bíblicas cronológicas: A separação da luz e das trevas, A criação de Adão, O pecado original e a expulsão do Jardim do Éden e O dilúvio.


Grande parte das figuras retratadas foram concebidas como esculturas, e, muitas poses foram inspiradas em famosas esculturas gregas e romanas que Michelangelo admirava e estudava muito.
Obra de um só homem que voltou ao local, duas décadas depois para pintar a parede do altar com afresco Juizo Final já no pontificado de Paulo III


A superfície da abóbada foi dividida em áreas, concebendo-se arquitetonicamente o trabalho de maneira que resultasse numa articulação do espaço dividido por pilares. Nas áreas triangulares e laterais, ficaram as figuras de profetas e sibilas; nas retangulares centrais, os episódios do Gênese. 


Faça um tour virtual e conheça o local onde nosso Jorge Mario Bergoglio foi conclamado Papa Francisco:


https://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html

Compartilhar: