Sistema SYNK da Ford permite controlar aplicativos de celulares por comando de voz

Sistema SYNK da Ford permite controlar aplicativos de celulares por comando de voz

Consulta à mídias sociais, fazer selfies e até arrumar o cabelo oferecem risco de acidentes

A Ford divulgou os resultados de um estudo que ilustra os perigos da chamada “direção cega” – o tempo gasto com distrações que podem causar acidentes fatais, como enviar uma mensagem de texto e digitar um número de telefone no celular.

Um dos dados interessantes é que em uma simples consulta às mídias sociais, por exemplo, um motorista dirigindo a 100 km/h percorreria o equivalente a 560 metros ou 5 campos de futebol, em cerca de 20 segundos. Já para arrumar o cabelo usando o espelho retrovisor, nas mesmas condições acima, seriam gastos 4 segundos e 120 metros, o equivalente a 4 quadras de basquete.

Em uma pesquisa conduzida com 7.000 usuários de smartphones de 18 a 24 anos na Europa, metade admitiu ter tirado fotos no volante e um em cada quatro afirmou já ter feito selfies enquanto dirigia. Mania mundial, esse comportamento de alto risco, mais comum entre jovens, consome cerca de 14 segundos, tempo gasto para percorrer 400 metros ou 1 volta completa em uma pista de atletismo.

O objetivo da montadora é desenvolver e difundir novas formas de conexão segura no veículo, como por exemplo o uso do sistema SYNC com AppLink, que permite controlar aplicativos de celulares e fazer e receber ligações por comandos de voz.

Foto: Divulgação

 

Compartilhar: