Vontade, a minha e a nossa!

Vontade, a minha e a nossa!

Nós não vemos o que vemos, nós vemos o que somos. Só veem as belezas do mundo, aqueles que têm belezas dentro de si.”  ― Rubem Alves

Decisão tomada, agora era preciso entender o que era a cirurgia bariátrica e compreender bem as etapas que atravessaria. Saber que o meu caso não era único e que o processo não era “um bicho de sete cabeças”, me ajudou a enfrentar meus medos e seguir otimista em busca de bons resultados.

Comecei pesquisando um pouco do histórico desta cirurgia no nosso País. Já sabia que o médico que eu tinha escolhido carregava uma vasta experiência e somava mais de uma década de bons resultados e pacientes satisfeitos. Em seu consultório o Dr. Márcio Ferracioli me explicou detalhadamente o passo a passo dos procedimentos da cirurgia, os tipos de cirurgia e a que eu faria. Tirou todas as dúvidas dos prós e dos contras (muito, muito, muito mais prós!) e me encaminhou para a preparação pré-operatória.

Foram cerca de três meses entre as consultas a Psicóloga, nutricionista, endócrino, enfermeira, cardiologista... ufa... as idas e vindas pareciam intermináveis, mas eu estava tomada por uma motivação vital, que me garantiu o pique necessário para eu não desistir, resistir, ter paciência, e relevar uma série de inconvenientes destas etapas.

Algumas entrevistas ou consultas pareciam ser realmente testes de resistência. Talvez por eu estar fazendo os procedimentos pelo convênio médico, sei lá... só acho que muita coisa poderia ser facilitada, evitada... Nessa altura eu já estava no meu limite e ainda tinha que ter equilíbrio para evitar falas, superar desânimos, espantar a deprê... qualquer deslize poderia colocar tudo a perder. Os relatórios poderiam apontar que eu não estava “apta” a passar pela cirurgia.

Pronto! Agora só faltava arrumar as malas! Será? ? ?

============================================================

A SBCBM dá 7 dicas para se ter uma boa preparação para a cirurgia bariátrica:

- É imprescindível conhecer o histórico do cirurgião e verificar se ele é membro da SBCBM. A consulta pode ser feita no site: https://www.sbcbm.org.br

- Saber se ele atua com equipe multidisciplinar que auxiliará no preparo e orientações pré-cirurgia e também por todo o acompanhamento pós-cirurgia.

- Também é importante saber qual a técnica que será utilizada na cirurgia. Ela deve constar na resolução 1766-05 do Conselho Federal de Medicina, que regulamenta a cirurgia bariátrica no Brasil.

- Se possível, visite o local (hospital ou clínica) onde será realizada a cirurgia.

- Realizar todo o protocolo de exames pré-operatórios.

- É recomendado que o paciente emagreça cerca de 5% a 10% de seu peso antes da cirurgia para melhorar sua condição clínica. Isso aumenta a segurança na operação.

- O paciente deve passar por consulta pré-anestésica para o médico rever os exames e a avaliação clínica já feita. Essa consulta tem a finalidade de prevenir quaisquer problemas durante a cirurgia.

Compartilhar: