Brincadeiras de Candido Portinari: Explorando a Arte e a Infância

Brincadeiras de Candido Portinari: Explorando a Arte e a Infância

 

Sequência Didática 

 

 Lívia Maria Rocha

A sequência didática apresentada a seguir foi cuidadosamente planejada para atender às necessidades de uma turma de 1.º Ano de uma rede Estadual do interior paulista. 

Durante as observações das aulas propostas no programa Residência Pedagógica da CAPES, foi identificado que os alunos não tinham oportunidades suficientes para o brincar livre em sua rotina escolar, além do curto intervalo de 20 minutos, onde os alunos precisavam dividir seu tempo entre alimentação, higiene pessoal e brincadeiras. Além disso, constatamos que os diferentes espaços da escola não eram explorados para além da sala de aula, havia pouca utilização de materiais diversificados, sem contar o lápis e caderno, bem como pouco espaço para os estudantes discutirem e conversarem durante o tempo que estavam na escola.

Com base nessas observações, a ideia foi desenvolver um projeto de intervenção por meio de uma sequência didática abrangente, abordando as questões mencionadas anteriormente. Houve a escolha de trazer para as práticas o pintor Candido Portinari, por ser um artista nascido próximo à região. O artista pintou trabalhadores da roça, a agricultura da região, cafezais, milharais e cana-de-açúcar. Além disso, o pintor retrata em suas obras a infância de maneira singular, trazendo consigo os brinquedos e as brincadeiras, buscando através de suas obras trazer para os alunos não apenas o enriquecimento do repertório artístico dos estudantes, mas também estabelecer uma conexão com a cultura local, valorizando um artista que compartilha raízes próximas da escola e convidar os estudantes a exercitar sua criatividade.  

 

Projeto 

Brincadeiras de Candido Portinari: Explorando a Arte e a Infância

Objetivos 

  • Promover o brincar livre e a valorização das brincadeiras na infância;
  • Ampliar o repertório cultural dos alunos apresentando as obras de Candido Portinari; 
  • Estimular a expressão criativa dos alunos com atividades como pintura, desenho, leitura e produção de textos;
  • Utilizar diferentes espaços da escola para além da sala de aula como ambientes de aprendizagem; 
  • Proporcionar momentos de diálogo e troca de experiências entre os alunos. 

 

Encontro 1 

  • Preparação dos espaços 

Antes do início do encontro, haverá a preparação da biblioteca da escola com a colagem de algumas obras de Candido Portinari nas paredes, como “Meninos Brincando” (1955), Palhacinhos na Gangorra” (1957), “Cambalhota” (1958), “Meninos no Balanço (1960), “Menino com Pião” (1947), “Futebol” (1935), “Meninos Soltando Pipas” (1947) “Menino com Estilingue” (1947), “Moleques Pulando Cela” (1958) e “Roda Infantil” (1932). 

As obras serão coladas em toda a biblioteca e as mesas estarão organizadas em pequenos grupos, permitindo que as crianças escolham onde se sentar. Essa autonomia na escolha das mesas é essencial.

  • Perguntas norteadoras 

Após a chegada das crianças na biblioteca e sua acomodação, será o início das perguntas norteadoras do encontro para envolvê-las na sequência didática. Perguntas como: Vocês brincam na escola? Em que momento? Vocês brincam fora da escola? O que vocês gostam de brincar? Quais brincadeiras vocês mais gostam? 

O objetivo é permitir que todas as crianças participem e compartilhem suas percepções sobre as brincadeiras. Nesse momento, é fundamental ouvir atentamente o que as crianças têm a dizer.

Leitura do livro “Portinari para as crianças” e apresentação do pintor Candido Portinari:

Haverá a apresentação do fio condutor da nossa sequência didática: o pintor Candido Portinari. Será realizado a leitura do livro “Portinari para as crianças”, que conta a vida e obra desse artista brasileiro com foco no público infantil. 

Após a leitura do livro, será compartilhado com os alunos informações sobre a vida de Candido Portinari, mostrando algumas de suas obras expostas na biblioteca e conversaremos sobre a infância do artista. 

  • Discussões em pequenos grupos 

Serão divididas e distribuídas as obras, expostas nas mesas dos pequenos grupos, orientando para que os alunos expressem seus sentimentos, percepções e vivências relacionadas às obras selecionadas para seus grupos. Haverá mediação nos grupos, com perguntas para os alunos reconhecem as brincadeiras ou brinquedos retratados, se gostam de brincar com o que está sendo representado e se acham as obras bonitas. Depois desse momento, será feito um debate coletivo com toda a turma, a fim de compartilharem as discussões e descobertas feitas nos pequenos grupos. 

Encontro 2 

  • Roda de conversa e retomada encontro anterior 

Nos reuniremos na quadra da escola em uma grande roda de conversa para relembrar o encontro anterior. Será recapitulado as principais informações sobre Candido Portinari 

  • Brinquedos e brincadeiras

Será levado para a roda alguns brinquedos retratados nas obras de Candido Portinari para que os alunos possam ter contato, tais como: pião, pipa, estilingue, bola, bolinhas de gude e ioiô. Será importante lançar perguntas norteadoras, como: Vocês conhecem esses brinquedos? Sabem como brincar com cada um deles? Após esse momento de conversa, será demonstrado como cada brinquedo funciona e proposto um tempo livre para que as crianças possam brincar e se familiarizar com os brinquedos propostos. 

É essencial permitir esse momento de brincadeira pelo tempo que as crianças desejarem.

Encontro 3 

  • Roda de conversa e retomada encontro anterior 

O encontro será realizado no pátio da escola. Faremos uma grande roda de conversa para relembrar os encontros anteriores, conversando sobre Candido Portinari, revisitando as obras apresentadas no primeiro encontro e relembrando as brincadeiras e brinquedos do encontro anterior. Conversaremos sobre quais são as brincadeiras favoritas dos alunos, tentando trazer as brincadeiras propostas no encontro anterior para ampliar o repertório dos alunos. 

  • Criando obras de arte 

Dividiremos as crianças em pequenos grupos, será entregue uma cartolina para cada grupo. Previamente será preparado uma bancada com diversos materiais, como tintas, colas coloridas, canetinhas e uma exposição das obras já apresentadas disponíveis para consulta dos estudantes. 

Convidaremos os alunos a representarem em grupo, na cartolina, uma brincadeira escolhida. Será um momento criativo e artístico, em que os alunos poderão expressar suas ideias e percepções sobre as brincadeiras utilizando diversos tipos de materiais, além de discutirem em grupo o que será representado na cartolina. 

Encontro 4 

  • Relembrando os encontros 

No último encontro, realizado na sala de aula, relembraremos todos os encontros anteriores, revisando a vida e a obra de Candido Portinari, as brincadeiras propostas e as obras de arte produzidas pelos estudantes. 

  • Texto coletivo 

Será proposto a construção de um texto coletivo sobre a vida de Candido Portinari, as brincadeiras propostas e os encontros da sequência didática. O texto será impresso para que cada aluno possa registrá-lo em seu caderno. Durante a elaboração do texto, relembraremos os momentos vividos e ouviremos atentamente as experiências dos alunos. 

  • Exposição Candido Portinari 

Produzir no pátio da escola, uma exposição Candido Portinari com todos os materiais produzidos e utilizados ao longo do projeto: as obras de arte criadas, o texto elaborado, os brinquedos utilizados (como bola, pião, pipa) e fotos dos encontros realizados. Será uma oportunidade para compartilhar com a comunidade escolar as experiências vivenciadas durante a sequência didática, promovendo o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado pelos alunos. 

 

Anexo: Atividades extras caso sobre tempo ao final dos encontros 

  • Brincadeiras antigas retratadas nas obras

Aproveitar o espaço externo da quadra e sugerir brincadeiras antigas que são retratadas nas obras de Candido Portinari como: roda, futebol, pula cerca…

  • Dobradura de chapéu de papel 

Dobradura de chapéu realizada com jornal representada na obra “Menino com Chapéu de Papel” (1951). 

  • Confecção de pipas 

Confecção de pipas com varetas, papel seda, cola e linha. 

  • Rodas e Cantigas

Realizar uma roda com as crianças e cantar cantigas populares como “Ciranda, Cirandinha”, “Capelinha de Melão”, “A Galinha do Vizinho”... 

 

Compartilhar: