A cidade de todos

A cidade de todos

A cidade é de todos

Estive em São Paulo no domingo, dia da inauguração da ciclovia da Paulista, e, inadvertidamente, acabei participando da festa. Não como desejaria, mas de alguma forma tomei parte no ato de posse da gente sobre a sua terra.

Explico, peguei o caminho habitual e acabei presa no congestionamento causado pela interrupção do tráfego na avenida Paulista.

Não me incomodei.

O dia era do pedestre, do ciclista, do skatista, do patinador, dos carrinhos de bebê, todos invadindo a pista que é , todo dia, das máquinas- carro, máquinas- ônibus, motoqueiros kamikases.

Eu é que estava desinformada, com traje inadequado para a ocasião.

Uma alegria palpável exalava de cada ser que cruzava as esquinas rumo à festa.

E era a menina de preto, noturna avessa ao sol, o pai , a mãe e o bebê, o pequeno devidamente equipado com sua bike, grupos de amigos dispostos a aproveitar o dia, executivos, em sua atividade física, trabalhadores de olho no dia a dia.

Era a gente tomando posse de sua terra, ocupando os espaços, trazendo seu ser humano para conviver com outro ser humano, numa atitude coletiva, numa tentativa de ser melhor, de tornar a vida mais prazerosa, de ser mais saudável.

E foi festa de todas as tribos o dia inteiro.

No dia seguinte voltei para casa ouvindo os comentários, as repercussões da festa. Tinha os entusiastas, os favoráveis, os do contra,  os prejudicados, os presos em congestionamentos, os que apontavam falhas, os que apontavam possíveis soluções para as falhas.

Ninguém pode ficar indiferente ao acontecimento, que foi polêmico desde o início. Obra embargada, liberada, causadora do transtorno que toda novidade causa.

Mas, o fato, minha gente, é que a vida acontece na rua. É lá que se encontram pessoas de todos os lados, credos, condições sociais, que por força de um propósito comum, viver,  arriscam-se a conviver. Trocam olhares, cumprimentos, andam juntos, alimentam-se em conjunto, trabalham e algumas vezes se divertem junto. Vão e voltam por diversos meios. Ombro a ombro. Sem ar condicionado,  sob o mesmo sol e a mesma chuva. Protegidos ou desprevenidos. Muitas vezes sós. Muitas vezes em busca.

O segredo do sucesso se chama "respeito". E respeito é algo que se aprende e se exercita.

A rua é para quem gosta de gente e de lugares.

Oferece diversidade, situações, paisagem.

A rua oferece vida.

 Estar na rua, viver a cidade, é a melhor maneira de cuidar dela. Quem vive no lugar, cuida dele para que fique cada vez melhor.

A cidade não é do prefeito, nem dos pobres, nem dos ricos. A cidade é de todos, e como bem de todos  deve ser por todos cuidada.

Tome posse da sua terra, tome posse da sua cidade.

Experimente!!

Eliane Ratier- rueira

Aqui, algumas super interessantes fotos do evento na Paulista

 

https://www.buzzfeed.com/manuelabarem/imagens-adoraveis-da-inauguracao-da-ciclovia-na-avenida-pa?utm_term=.or14g1bO9#.jbkBx0m3m

Compartilhar: