CARGA TRIBUTÁRIA DO BRASIL - 2ª MAIOR DA AMÉRICA LATINA

CARGA TRIBUTÁRIA DO BRASIL - 2ª MAIOR DA AMÉRICA LATINA

CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL – 2ª MAIOR DA AMÉRICA LATINA!

 A OCDE divulgou estatística a respeito da carga tributária na América Latina.

 Segundo análise realizada, o Brasil ocupa a 2ª maior carga tributária da América Latina com 36,3%, perdendo somente para a Argentina (37,3%).

 Além disso, a publicação esclarece que a receita tributária média em relação ao PIB nos 18 países da América Latina e do Caribe abrangidos pelo relatório aumentou de forma constante a partir de 18,9% em 2009 para 20,7% em 2012 depois de cair de um ponto alto de 19,5 % em 2008.

 Portanto, o que temos não é somente aumento de tributação, mas também de arrecadação.

 Aliás, a Receita Federal do Brasil, no dia 22 de janeiro deste ano, divulgou informação no sentido de que a arrecadação das receitas federais foi em 2013 de R$ 1.138.326 milhões! Por exemplo, em dezembro de 2013 com o mês de 2012, tivemos um aumento reajustado 4,08%, percentual, portanto, até maior que a média da América Latina.

 Além disso, outra estatística relevante anuncia dia 24 de janeiro de 2014 foi de que a Receita Federal do Brasil constituiu o valor de R$ 190,1 bilhões de reais. O valor é 63,5% superior ao montante exigido em 2012.

 É preciso lembrar, ainda, do custo operacional para apuração de tributos e recolhimento, pois o Brasil é um dos campeões mundiais.

 Sem contar, ainda, o entendimento da Receita Federal de que operações ou negócios jurídicos realizados sem violação à lei, se destinados à economia de tributos exclusivamente, não pode ser realizados....

 São dados relevantes para nossa reflexão, sobretudo, quando se vê milhões de reais aplicados em estádios de futebol...

 Abs,

 FÁBIO CALCINI

 Para mais informações:

 www.receita.fazenda.gov.br

https://www.oecd.org/

 

Compartilhar: