PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA 2014

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA 2014

Olá!

Estamos no final de 2013, daí porque é preciso lembrar os contribuintes (pessoa física e jurídica) da relevância de programar ou planejar o ano de 2014 quanto à tributação que gostaria de sofrer. Se isto é possível no Brasil...

 Mas é possível planejar a carga tributária que gostaria de ter em 2014?

 Sim. A legislação permite opções.

 Por exemplo, pessoas físicas podem realizar medidas legais para economizar tributos? Sim!

 Uma possibilidade é a criação de uma pessoa jurídica prestadora de serviços. Basta a união de duas pessoas com um objetivo comum. Possivelmente, reduzirá sua carga tributária em média no percentual de 10% a 13% ou mais. Naturalmente, nada é tão simples assim. É preciso avaliar com orientação de especialistas. Mas existe alternativa.

 E se no meu caso não tenho um sócio? Como fazer?

 Atualmente, pelo art. 980-A do Código Civil temos a EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Ltda.

 Uma boa alternativa também!

 Já as pessoas jurídicas estão no período crucial para avaliarem sua carga tributária para 2014, uma vez que deverá planejar conforme resultados de 2013 (faturamento, despesas, custos, lucro, folha de salário, tipo de atividade) e projeção em 2014, qual a melhor alternativa para se recolher os tributos: (i) –SIMPLES NACIONAL? (ii) – opção pelo LUCRO PRESUMIDO?; (iii) ou LUCRO REAL?

Depende. Um dado importante por exemplo para empresas no lucro real é avaliar se seu faturamento chegará em 2014 no patamar de até R$ 78 milhões, pois, se for mais interessante, poderão optar pelo lucro presumido, já que este valor entrará em vigor dia 1 de janeiro de 2014.

 Tais avaliações são fundamentais para o bom resultado e sucesso de sua atividade, sobretudo, no Brasil onde a carga tributária é significativamente alta!

 Faça esta reflexão !

 Abs,

 FÁBIO CALCINI

 

Compartilhar: