Um ambiente favorável

Um ambiente favorável

Neste ano de vestibular, quanto mais fatores positivos estiverem jogando a seu favor, obviamente, melhor ! Essas circunstâncias favoráveis são ações que podem fazer toda a diferença na hora da prova, pois são atitudes que você deve tomar para impor uma rotina de estudos e melhorar o seu rendimento.

Nem sempre o possível é o ideal, mas é sempre bom podermos ter um ambiente de estudos agradável, seja na sala de estudos do seu cursinho, seja no seu alojamento, seja na biblioteca da sua escola, seja em sua casa, local onde talvez você consiga organizar melhor o ambiente. Também é interessante fazer um rodízio de locais para poder diversificar os ambiente e deixar os estudos um pouco mais leves.

Você pode variar o local de acordo com a matéria que irá estudar, por exemplo, escrever uma Redação em um local e fazer exercícios de Biologia em outro.

De qualquer forma, recomendo observar as seguintes práticas:

 

·         Iluminação do local – se possível, procure um posicionamento no qual a sua própria sombra não fique refletida no material de estudo, para melhorar a luminosidade.

·         Modo de sentar e permanecer – sente-se voltado para a parede. Assim, a quantidade de distração que você terá será menor.

·         Circulação de ar no local - Quanto você acha que o oxigênio faz de diferença em um período de estudos? Quer estudar perto de uma fonte emissora de monóxido de carbono?

·         Organização das tarefas em um quadro de cortiça – ou até mesmo em uma cartolina. O importante é marcar as aulas, os compromissos, as fórmulas, as frases e ideias mais significativas.

 

É de fundamental importância manter a concentração, porque você faz parte de uma geração que quer fazer duas, três, quatro coisas ao mesmo tempo e nem sempre dá certo. Assim, procure um lugar com poucos elementos que possam fazê-lo perder o foco nos estudos. Por exemplo, local com gente passando todo o tempo atrapalha muito.

Além disso, se você trabalha o dia inteiro, tem que organizar sua agenda e aproveitar os momentos livres para estudar – ler as apostilas, as obras obrigatórias, os jornais para se atualizar, resolver os exercícios, os simulados, elaborar as Redações – e descansar.

Ninguém disse que seria fácil...

Compartilhar: